Você escolhe se o certo é por cima, por baixo ou ao lado do arroz. O fato é que o feijão é um grande protagonista do almoço diário de milhões de brasileiros. Os campeões na preferência nacional são o carioquinha e o preto, mas há ainda uma grande variedade deste ingrediente barato e nutritivo. Mas, apesar de ser muito popular, o feijão pode ser um desafio para várias pessoas que são amadoras na cozinha, por receio de errar no ponto ou até por medo da panela de pressão.


feijão
shutterstock
O feijão não é tão complicado de fazer!


Mas calma! É possível fazer um feijão bem gostosinho e sem erros com dicas simples. Pensando nisso, o iG Receitas conversou com o chef Aaron Figueroa, do bistrô Nonna Lilla para ajudar nesta batalha pelo feijão da semana.

Deixar de molho antes ou não?

feijão
shutterstock
Deixe de 7 a 12 horas de molho


Muitas avós colocam o feijão de molho, seja para facilitar na hora de cozinhar ou até para deixar o prato mais leve. Aaron indica fazer isso caso o feijão que você tenha comprado seja mais duro que os convencionais. "O cozimento fica mais rápido, feijões como o preto são mais duros e devem ficar de molho de 8 a 12 horas", aponta.

Só sal já tempera?

temperos
Pixabay/westerper
Nada de tempero pronto! Aposte em legumes e carnes para temperar o feijão


Uma dúvida que muitas pessoas têm é de quais temperos utilizar. Veja pelo seu paladar e experimente. Aaron explica que os mais convencionais são: alho, cebola, bacon, louro e pimentão. "Você pode temperar com legumes, como tomate e abóbora ou apenas carnes gordurosas, como mocotó, bacon e linguiça. Uma boa ideia é misturar e experimentar", afirma.

E o ponto?

feijão
shutterstock
O ponto do feijão vai do seu gosto. Mas o ideal é al dente com o caldo cremoso


Com o caldo encorpado e o feijão al dente, ele já está pronto para consumo. Você pode deixar mais ou menos, vai do sabor e também da preferência. "Cremosidade no caldo e o feijão encorpado, al dente. Assim, fica perfeito", diz o chef.

Feijão preto X feijão carioca

feijão
Reprodução
O feijão preto é mais duro que o carioca


Como são os dois tipos mais consumidos de feijão no Brasil, eles também têm suas diferenças no preparo. "O feijão preto é mais duro que o carioca. Outro aspecto é que utilizamos mais gorduras no preto, para chegar na cremosidade correta do caldo", aponta o chef.

E como deixar o caldo cremoso?

feijão
shutterstock
Nada como um pouco de gordura e mais tempo de panela


Além de utilizar os temperos mais gordurosos para evitar do caldo ficar ralo, quanto mais tempo de pressão, mais cremoso o caldo do feijão fica. "Utilize carnes como mocotó, bacon, toucinho e outros", aponta Aaron. Você também pode engrossar com uma colher de sopa de farinha, mas corrija o tempero.

Como não explodir a panela de pressão?

panela de pressão
Guia da Cozinha
Não coloque água demais, pois pode entupir a válvula


Para a última dúvida, nada como a mais explosiva não é mesmo? Aaron lembra que como todo preparo na panela de pressão, é necessário prestar atenção na quantidade de água e tempo de fogo. "Se a panela for muito antiga, o melhor é mandar arrumar a borracha e o pino ou trocar a panela", recomenda.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do feijão fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

      Mostrar mais