Tapioca é uma queridinha dos mundo fitness e pode ser uma boa ideia para quem procura um substituto para o pão no café da manhã ou no lanche de tarde. Vai bem com recheios mais leves, queijos, carnes e também diversos doces.
Para te ajudar a escolher o próximo sabor da sua tapioca, separamos ideias de recheio e de preparos tanto para quem está de olho na dieta quanto para quem não abre mão de um doce.
Como incrementar a massa da tapioca
A goma de tapioca, aquela que compramos no mercado e vai direto para a frigideira, é fécula de mandioca hidratada. Ela é uma farinha branca e, pra deixá-la mais saudável, vale misturar alguma semente ou fonte de fibra à goma. Chia vai muito bem aqui.
Se o objetivo é uma refeição com mais proteína, pode incluir um ovo e preparar a já famosa crepioca. Veja receitas:
Ainda dá para trazer cor e mais nutrientes para a massa. Para isso, deixe a goma de tapioca de lado e use polvinho doce fino. A ideia é fazer um suco com um vegetal de sua preferência e usar esse líquido para hidratar o polvilho e, aí, ter a massa da tapioca.
Para fazer uma tapioca rosa, por exemplo, bata duas rodelas de beterraba com um pouco de água e coe. Separe 100 gramas de polvilho doce e hidrate com 50 ml do suco. Misture o líquido ao polvilho aos poucos e vá soltando os grumos com as mãos. Peneire e use como a goma de tapioca, direto na frigideira, com o recheio de sua preferência.
Você viu?
Tapioca doce
Para o pessoal que não abre não de um doce, a tapioca vai bem com coco e leite condesado, brigadeiro, morangos... Uma dica é preparar um recheio cremoso, não apenas colocar as frutas picadas, por exemplo, assim terá um resultado bem mais saboroso. Veja algumas ideias:
- Tapioca Romeu e Julieta
- Tapioca de zabaione
- Ganache de chocolate (pode ser usada no recheio com morangos ou outra fruta)
- Doce de leite (também uma ideia de recheio)
- Brigadeiro (vai bem sozinho ou com frutas)