Massa, recheio e cobertura: dicas para fazer um bolo chocolatudo

O bolo simples pode ganhar recheio e cobertura e ficar ainda mais especial

Nesta terça-feira (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e para quem quer chocolate em dose dupla, tripla e por aí vai, a sugestão é apostar no bolo chocolatudo. Nesse caso, além da massa básica de chocolate, o doce leva cobertura e recheio de chocolate.

Bolo de chocolate com calda e até recheio de chocolate: esse é o bolo chocolatudo
Foto: Pexels/Marta Dzedyshko
Bolo de chocolate com calda e até recheio de chocolate: esse é o bolo chocolatudo


Para ajudar a fazer a sua versão do bolo chocolatudo, separamos receitas de bolo de chocolate e dicas para complementar essa delícia. Feliz Dia do Chocolate!

Massa básica para bolo de chocolate

Foto: Divulgação/Nestlé
Bolo simples de chocolate fica pronto em torno de 1 hora

Você pode preparar a massa com achocolatado ou com chocolate em pó (50% cacau), por exemplo. Junte farinha, ovos, açucar e uma gordura e está pronto seu bolo de chocolate. Veja receitas: 

Ganache para cobertura e recheio

Foto: Unsplash/Bruna Branco
Ganache de chocolate pode ter um toque mais amargo e ajudar a equilibrar os sabores no bolo chocolatudo

O creme serve pode ser utilizado como os dois complementos do bolo chocolatudo. Se quiser usar como cobertura, passe a ganache de chocolate ainda quente no bolo. Vai ser o recheio? Tenha paciência e espere esfriar.

Também cuidado aos ingredientes (melhor usar creme de leite fresco, por exemplo) e modo de preparo da ganache . E varie no sabor também com essas receitas: 

Com que calda eu vou?

Foto: Thinkstock
Calda também pode ser mais líquida ou até feita com brigadeiro

Além da ganache, você também pode fazer uma calda de chocolate mais líquida para o bolo. A receita tradicional leva chocolate em pó, açúcar e água e o ponto é dado pela manteiga. Veja  passo a passo para calda de chocolate

Outra sugestão é um brigadeiro, que pode ser mais mole para a calda e um pouco mais consistente para o recheio. E para não queimar e nem passar do ponto, relembre  dicas para não errar no brigadeiro de panela