Pão de cenoura caseiro: passo e passo e truques para não errar

Receita rende 10 porções, pode ser congelada e é uma ótima alternativa para o pãozinho o dia a dia

Cenoura é um ingrediente geralmente barato e que, se armazenado da forma correta , dura bastante. Ela cabe em  diversas receitas  e também vai muito bem como ingrediente principal de um pãozinho daqueles, que cai bem no café da manhã ou no lanche da tarde. 

Pão de cenoura leva de 3 a 4 horas para ficar pronto, mas seu preparo não é complicado
Foto: Divulgação
Pão de cenoura leva de 3 a 4 horas para ficar pronto, mas seu preparo não é complicado

O chef Rafael Carolino é quem ensina a fazer pão de cenoura e também dá dicas para acertar no preparo e até incrementar a receita. Se nesta quarentena você também já entrou na  onda do pão caseiro ou quer um sabor a mais, veja o passo a passo: 

Dicas para acertar no pão caseiro

Fazer pão ainda pode soar como algo complicado. Tem que deixar o fermento agir, a massa descansar.... Mas nada que algumas dicas não possam te ajudar. 

O primeiro passo é se atentar às quantidades na receita. Se não tiver balança em casa para pesar os ingredientes com precisão, busque opções de receitas que já tenham a conversão, como essa de pão de cenoura. Chutar a quantidade já é um passo e meio para errar a massa, ainda mais quando não se conhece a receita. 

Ingridientes separados, é importante, ao preparar pão caseiro , fazer a mistura do fermento para ter uma massa fofinha e que cresça. Para isso, o fermento é misturado com leite e açúcar em um bowl, que é coberto com um pano. "Esse processo ativa o fermento, para acelerar o processo de fermentação", fala Carolino. 

Leia também: Pão de fermentação natural: aprenda como fazer seu próprio levain

A mistura estará no ponto quando começam a surgir pequenas bolhas na superfície, e o tempo para isso pode variar. "Caso o dia esteja mais quente, será mais rápido, uma média de 20 minutos. Para dias mais frios, o tempo vai ser maior, uma média de 30 minutos", compara o chef. O segredo é se atentar para as bolhas. 

Esse processo também indica se o fermento está bom ou não para o uso. "Se após 20 minutos, não houver nenhuma bolha na superfície, o fermento passou da validade", fala Carolino. 

Outra dúvida é sobre o tempo de forno. O pão já está com aquela casquinha dourada, mas será que está mesmo assado por dentro? Como o tempo para assar varia de forno para forno, o chef tem uma dica: 

"A melhor forma de saber se o pão está completamente assado é, após o tempo de assamento, remover a forma do forno e bater levemente com a ponta dos dedos na base de um dos pães (na parte de baixo). O som deve ser oco. Esse é o principal indício que o pão está bem assado. O pão deve estar macio e leve", ensina o profissinal. 

Também nada de assar o pão caseiro em forno frio: "Uma dica para o forno é sempre pré-aquecer na temperatura máxima por, no mínimo, 15 minutos e após esse tempo, diminuir para uma temperatura de 180°C a 200 °C (varia de forno a forno)". Segundo o chef, respeitando isso, o pão vai crescer e ficar macio e bem assado. 

Como incrementar e consumir o pão de cenoura

Foto: Divulgação
Pão de cenoura combina com uma cobertura de grãos como gergelim ou semente de girassol

Além das dicas para acertar no pão caseiro, Carolino ainda diz que é possível incrementar o pão de cenoura. A massa, levemente adocidada por conta do legume e do açúcar, combina com um uma cobertura de grãos. O chef sugere, por exemplo, gergelim ou semente de girassol. 

"O grão deve ser colocado após pincelar a gema de ovo, dessa forma, o grão vai aderir com mais facilidade a massa", indica Carolino. 

E na hora do consumo, aposte no pão puro ou no recheio de sua preferência. "Como é uma massa bem versátil, pode ser usada para todo tipo de lanches, como hambúrguer, bauru, queijo com presunto e tomate, por exemplo", diz o chef.

Ele também ensina mais uma receita com o pão de cenoura: "Se cortado em fatias e levado ao forno por alguns minutos, pode ser tonar uma bruscheta , adicionando uma fatia de tomate, parmesão ralado e manjericão".

Como congelar o pão de cenoura

Outra vantagem da receita é que o pão pode ser congelado . Isso deve ser feito quando ele estiver assado e completamente frio, para que o miolo termine a cocção por completo. 

"Para armazenar o pão corretamente, coloque-os em uma embalagem hermética, ou saco de picote. O importante é que não haja contato com o ambiente do freezer para que não haja transferência de sabor para o pão", ressalta Carolino. 

Leia também: Mais dicas de congelar legumes e alimentos

O pão de cenoura pode ser congelado por até um mês.