Dizem que os utensílios certos fazem uma cozinha melhor e um dos mais importantes é, sem dúvidas, a faca. Em diversos modelos, para variadas finalidades, as facas podem causar dor de cabeça para se não forem cuidadas com carinho.

Leia também: Como congelar alimentos e o que fazer com eles? Veja dicas

As facas são utensílios muito importantes na cozinha
Divulgação/ Tramontina
As facas são utensílios muito importantes na cozinha

Para você aprender a manusear e manter as facas de sua casa, o iG Receitas conversou com Elzio Callefi, chef da Tramontina, que traz todas as dicas para você não errar com os utensílios na cozinha. Está preparado para aprender? Confira.

Como não errar na hora de amolar as facas?

Muitos amantes da cozinha tem essa dúvida: quando é a hora de amolar as facas ? Segundo o chef, no momento em que o fio estiver levemente dobrado e começar a ter deformações no corte, é necessário amolar.

O segredo do fio perfeito é a utilização do utensílio correto: a chaira . É comum as pessoas terem em casa uma pedra para amolar, mas no entendimento de Elzio, esse é o último recurso. “Usar a chaira antes do corte, durante o corte e depois do corte evita que o fio fique arredondado e se perca”, explica.

Para quem não conhece, a chaira é um utensílio de formato cilíndrico, também conhecida como fuzil. Ela pode ser utilizada de duas formas: com a ponta livre ou com a ponta apoiada em uma superfície - a forma mais segura, como na imagem abaixo.

A chaira usada para cima (à esquerda) e utilizada apoiada em uma superfície (à direita)
Tramontina
A chaira usada para cima (à esquerda) e utilizada apoiada em uma superfície (à direita)



Como guardar e lavar as facas?

A regra de ouro para se ter facas bem conservadas em casa é lavá-las logo após o uso, secar e guardar. A sujeira pode impregnar no fio e, o esforço para retirá-la, pode danificar o utensílio. “Nunca use a parte abrasiva da esponja contra o fio da faca, pois o atrito retira o fio em questão de segundos. Utilize sempre a parte mais macia”, alerta Elzio.

Outra ponderação do chef é não guardar as facas soltas dentro de uma gaveta. “O atrito com os demais utensílios danifica o fio e com o tempo retira todo o corte”. Nesses casos, o mais recomendado é colocar um protetor de lâmina ou guardá-las em Cepos e barras magnéticas.

Quais os principais tipos de faca para ter em casa?

Faca de legumes, faca de desossa, faca de cozinha e faca de pão, em ordem
Divulgação/ Tramontina
Faca de legumes, faca de desossa, faca de cozinha e faca de pão, em ordem

Não é necessário ter um estoque de facas para diferentes cortes em uma cozinha doméstica . De acordo com Elzio, são necessários quatro modelos: 

1. Faca de cozinha: para trabalhar cortes em geral, normalmente possuem tamanho entre 6 e 8 polegadas.

2. Faca de pão: possuem uma serrilha mais avantajada para facilitar o corte de pães com casca fina até pães de casca mais grossa, evitando que o pão amasse durante o corte. Pode ser usada também para descascar frutas grandes e com cascas mais duras como, por exemplo, o abacaxi.

3. Faca de legumes: tem lâmina de menor tamanho, facilita muito o trabalho de cortar e descascar frutas e legumes. O uso desta faca evita diversos acidentes. “Quando você corta ou descasca um alimento pequeno com uma faca grande, o risco de acidentes é muito grande”, ressalta o chef.

4. Faca de desossa/Filetar: Possui uma lâmina mais fina e é indicada tanto para desossar proteína animal, quanto filetar em porções menores. Sua lâmina, por ser mais fina, permite maior precisão de corte. Por exemplo: cortar um filé de frango ou retirar o filé de um peixe.

Leia também: Internautas mostram desastres culinários na quarentena

Veja outros cuidados importantes com as facas em casa:

  • Nunca use tábuas de corte de vidro, pois a rigidez do material retira o fio da faca. Dê preferência a tábuas de materiais plásticos e madeira;
  • Ao descansar a faca sobre uma tábua nunca deixe o fio virado contra sua mão, mantenha o fio sempre virado para fora para evitar acidentes.
  • Facas bem afiadas causam menos acidentes que facas cegas;
  • Nunca corte alimentos congelados com faca de cozinha de fio liso, pois o atrito com o gelo danifica o fio, prefira facas serrilhadas;
  • Nunca tente apanhar uma faca, caso ela escapar das suas mãos;

Série "Não Erre"

As dicas sobre como amolar e guardar as facas  fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas , o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!