Preparar pratos para a Páscoa pode ser um desafio na cozinha, principalmente na hora de decidir o que irá acompanhar a carne ou o peixe do principal do prato. A chance de errar pode ser grande, mas o assador Rafael Rocha, da Casa 1982 Meat & Fire contou quais são os melhores acompanhamentos ao iG Receitas e ainda nos ensinou segredinhos para fazer bonito no feriado. 

O creme rústico de mandioquinha acompanha muito bem as carnes
Divulgação/Rafael Rocha
O creme rústico de mandioquinha acompanha muito bem as carnes

Arroz, legumes ou cremes, qual o melhor acompanhamento para cada prato? Veja as sugestões do chef:

Qual o melhor acompanhamento para peixes?

Os legumes combinam com peixes e ajudam a umedecer a carne
Divulgação/Rafael Rocha
Os legumes combinam com peixes e ajudam a umedecer a carne

Segundo Rafael, os legumes são a melhor companhia para os peixes em geral, pois costumam garantir "certa umidade quando assado, tampado ou enrolado no papel alumínio. Além disso, esses itens até dão uma mãozinha para não errar no prato principal, já formam uma "cama" para o assado, evitando que o lado em contato com a assadeira ou panela queime. 

Batata aqui é um clássico para quem não quer arriscar. "Elas podem ser cortadas finamente e dispostas sob o peixe, ganhando sabor", indica o chef. 

Outra sugestão de Rafael são os pimentões vermelho e amarelo, que agregam muito bem a assados de lascas de bacalhau. Além disso, podem ser feitos recheados ou até complementando uma salada ou receita de forno.

E para carnes?

O tomate confit eleva o sabor de carnes grelhadas
Divulgação/Rafael Rocha
O tomate confit eleva o sabor de carnes grelhadas

Segundo o assador, legumes e batatas também são sucesso para carnes, mas tomates grelhados ganham um destaque especial aqui, podendo ser temperados com azeite, tomilho e alecrim. Ele pode acompanhar carnes como Prime Rib e Denver Steak.

Para não errar na hora de escolher um acompanhamento vale pensar no equilíbrio do prato. Um  creme de mandioquinha é uma ótima pedida para uma carne mais gordurosa, segundo Rafael, já que ele é suave e a carne seguirá como protagonista do prato. 

E o arroz?

Arroz à grega tradicional é um aboa opção
Tramontina
Arroz à grega tradicional é um aboa opção


O arroz acompanha bem os dois tipos de carne e pode ser preparado de diversas maneiras, como à grega, com legumes e até mesmo o tradicional arroz branco. E aqui no iG Receitas já demos várias dicas para não errar no preparo do arroz; relembre: 

Série "Não erre"


As dicas de como acertar no acompanhamento são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas. São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!