Cozinhar pode ser um desafio para pessoas com uma rotina corrida, mas agora com a quarentena por causa do coronavírus muitos agora vão ter que enfrentar o desafio de fazer as refeições em casa.
Leia também: 10 receitas para fortalecer a imunidade
Pensando nisso, o iG Receitas juntou dicas que fazem sucesso nas redes sociais para você que agora tem que fazer pratos e não quer passar tanto tempo na cozinha. Com esses truques, fazer comida vai ficar mais simples e fácil e você vai economizar tempo na cozinha.
Se organize antes de começar qualquer preparo
Para cozinhar com mais tranquilidade, a dica é organizar os ingredientes antes de começar a receita. Fazer o mise en place, que é separar tudo o que vai ser usado para a receita, é essencial para dinamizar o tempo, já que você não irá se perder no que deve pegar ou não para fazer a refeição. Como em programas de TV, já deixe cortado alguns ingredientes e separe os utensílios, assim, o tempo de preparo é bem menor.
Faça refeições que possam ser reaproveitadas
Essa dica ajuda, e muito, a economizar o tempo na cozinha. Em um dia mais tranquilo, cozinhe arroz, feijão ou algo que possa sobrar e ser reaproveitado no outro dia. O arroz pode virar um bolinho frito , o feijão pode ser congelado. Assim, você economiza tempo e gás quando se pode esquentar um dos componentes do prato.
Leia também: 9 dicas para economizar gás de cozinha durante o isolamento
Não espere! Enquanto cozinha uma parte, faça outra!
Se está preparando uma parte do prato, como o macarrão, use os 8 a 10 minutos para cortar outro ingrediente, cozinhar um legume ou até lavar a louça! Aproveitar o tempo de cozimento de alguns alimentos é uma das melhores formas de otimizar o preparo de um prato.
Congele molhos para usar depois
Molhos como bolonhesa , vermelho, pesto e branco podem ser congelados em pequenas partes e duram um bom tempo na geladeira. Assim, você pode economizar o tempo que se leva ao fazer o molho e pode focar no preparo de outras etapas de uma refeição, mas preste atenção no tempo de armazenamento de cada molho:
- Bolonhesa: dura até 3 meses no congelador
- Vermelho: dura até 3 meses no freezer e 1 mês no congelador em geladeiras de 1 porta
- Pesto: Na geladeira o molho dura até 5 dias, mas no congelador pode durar até 4 meses.
- Branco: No congelador o molho branco tem validade de 4 a 6 meses, caso não haja mudança de temperatura durante o armazenamento.
Use o mínimo de panelas
Ao fazer uma receita, a dica para economizar tempo de preparo e o tempo de lavar a louça é usar o mínimo de panelas possível. Procure por receitas de uma panela só , como risotos, massas e sopas e aproveite molhos e caldos prontos na geladeira para dinamizar ainda mais o tempo.