Segunda-feira, dia oficial dos começos da dieta. E quem está na busca por uma alimentação mais saudável já deve ter ouvido falar da quinoa. Essa semente - isso mesmo, quinoa não é um grão - é uma ótima fonte de proteína, contém baixo teor de gordura e ajuda tanto na dieta de quem quer emagrecer quanto para aqueles que buscam uma alimentação vegetariana ou vegana. 

Quinoa é uma semente que cabe em diversas receitas; veja sugestões
shutterstock
Quinoa é uma semente que cabe em diversas receitas; veja sugestões

Para completar, a quinoa ainda entra no grupo de alimentos que, segundo Viviane Pereira, nutricionista da rede Mundo Verde, "auxiliam na detox, pois são ricos em vitaminas do complexo B e fibras". O arroz integral e o painço também desempenham essa função. 

"O arroz integral deve ser utilizado em substituição ao arroz branco nas principais refeições", indica Viviane. "A quinoa pode ser usada em saladas e em receitas de tortas, pães e bolos", completa. A semente ainda vira um ótimo mingau para um café da manhã reforçado. 

É a nutricionista quem ensina receitas com quinoa para você fazer em casa e já começar a semana com uma alimentação mais equilibrada. Tem até pizza levinha e rica em proteína! 

Receitas práticas com quinoa

1. Mingau de quinoa

O mingau de quinoa tem uma semelhança com de aveia e pode ser combinado com diversas frutas. Na receita, Viviane sugere morangos picados. O modo de preparo é simples e, no final, você terá um prato vegano, sem glútem e sem lactose, já que leva leite vegetal, não o de vaca. 

2. Salada de quinoa crocante com grão de bico

Já que falamos de alimentação vegana, outro  item que vai muito bem para quem não consome nada de origem animal é o grão de bico. E ele completa essa receita de salada de quinoa em uma versão que você compra, já como snacks. Praticidade total!

3. Massa de pizza de quinoa

E quem disse que pizza não entra na dieta? Entra, sim! E se for uma receita de massa de quinoa, melhor ainda. Basta combinar com seu recheio preferido. Se estiver de olho na balança, opte por queijos magros, legumes e tomates. 

    Leia tudo sobre: Dieta

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!