Fofinho e com uma cobertura deliciosa de chocolate, não é segredo para ninguém que o bolo de cenoura com chocolate é um dos sabores favoritos de muita gente. Mas o que acontece se mudarmos a ordem das coisas? O bolo de chocolate com cobertura de cenoura também é uma excelente pedida! 

bolo de chocolate com cenoura
Reprodução/Chef Cecília Victório
O bolo de chocolate com cenoura é uma divertida e delciosa versão do tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Leia também: Ganache de chocolate perfeita: 5 dicas para não errar na receita

Para isso, a ideia é preparar um bolo de chocolate simples e cobrir com um brigadeiro de cenoura. Apesar de ser uma receita simples, há algumas dicas para você acertar em cheio no sabor e no ponto. 

Como fazer um bolo simples de chocolate?

Um bolo de chocolate simples é a base desse bolo invertido
Divulgação/Nestlé
Um bolo de chocolate simples é a base desse bolo invertido

O bolo de chocolate é a base dessa sobremesa, e na receita sugerida pela Nestlé o segredo é usar meia colher de bicarbonato de sódio para garantir uma massa fofinha. O bolo fica pronto em uma hora. 

Veja aqui como fazer um bolo de chocolate simples

Brigadeiro de cenoura? Como assim?

Ao contrário do que muitos podem pensar, o brigadeiro de cenoura é um ótimo substituto para a receita original, como diz a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Elen Ribeiro. ''É importante saber que a cenoura, apesar de ser uma leguminosa, quando combinada com os ingredientes certos, pode render maravilhas'', afirma.

Enquanto o bolo de chocolate está no forno, você pode continuar com a receita e fazer a cobertura com esse brigadeiro.

A receita usada aqui foi elaborada pela Chef Cecília Victório.


Apesar das semelhanças com a receita do brigadeiro de chocolate , podem surgir algumas dúvidas durante o preparo, por isso separamos os questionamentos mais comuns na hora de fazer o brigadeiro de cenoura .

1. É melhor ralar a cenoura ou cortar em pedaços e triturar no liquidificador?

''Picar grosseiramente e triturar no liquidificador é mais rápido'', aponta Elen. ''Para que o resultado seja melhor, você pode lavar e descascar a cenoura'', completa.

A textura da cenoura deve ficar como um creme, para que seja mais fácil na hora de levar para a panela.

Não serve só como cobertura! Se você preferir, o brigadeiro de cenoura também é uma ótima opção para a decoração de festas.
shutterstock
Não serve só como cobertura! Se você preferir, o brigadeiro de cenoura também é uma ótima opção para a decoração de festas.


2. É preciso cozinhar a cenoura antes de triturar no liquidificador?

Isso é opcional. Caso você não cozinhe a cenoura, você pode apenas descasca-lá, cortar em pedaços e triturar no liquidificador junto com o leite condensado até formar um creme. S eoptar pelo cozimento antes de fazer o brigadeiro,  você pode triturar sem o uso do leite condensado.

3. Como descubro o ponto certo do brigadeiro de cenoura?

O ponto do brigadeiro de cenoura é muito semelhante ao ponto do brigadeiro de chocolate tradicional. ''Para saber o ponto, basta cozinhar até que brigadeiro solte do fundo da panela, por aproximadamente 20 minutos'', indica a nutricionista.

4. Posso adicionar chocolate?

Sim! O brigadeiro de cenoura já é delicioso da maneira tradicional, mas se você quiser adoçar um pouco mais a receita, você também pode acrescentar chocolate branco.

Feito os dois passos, basta usar o brigadeiro para cobrir e, se quiser, rechear o bolo. Com isso, terá seu bolo de chocolate com cobertura de cenoura


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!