Bolinho de chuva é aquele clássico docinho para comer acompanhado de um café ou chá no fim da tarde. A receita é típica de Portugal e ficou famosa no Brasil com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Leia também: Aprenda 5 receitas de panqueca para variar no café da manhã
Tradicionalmente, os bolinhos de chuva são feitos com farinha de trigo, ovos, leite e fermento, mas algumas versões já surgiram para provar que o doce também combina com chocolate e goiabada, por exemplo.
Receitas de bolinho de chuva
Selecionamos quatro receitas de bolinho de chuva para quem gosta do clássico, mas também quem quer variar na hora de fazer o doce:
1. Bolinho de chuva simples
A receita clássica de bolinho de chuva é feita com farinha de trigo, ovos, leite e fermento, levando apenas 20 minutos para ficar pronta. A finalização fica por conta de açúcar com canela.
2. Bolinho de chuva e ganache de chocolate
Servir o bolinho de chuva com uma apresentação que leva ganache é uma ideia para deixar o doce caseiro mais especial. A receita é uma boa opção para eventos, como aniversários e outras comemorações.
3. Bolinho de chuva recheado com goiabada
Quer um doce mais brasileiro do que bolinho de chuva recheado com goiabada? Basta seguir a mesma receita do tradicional, adicionando um quadradinho de goiabada dentro do bolinho antes de fritar.
4. Bolinho de chuva assado
Se você prefere fugir da fritura, não se preocupe! Ainda é possível comer um bom bolinho de chuva. Para isso, basta colocar as bolinhas de massa em forminhas posicionadas em uma forma e levar ao forno.