Embora seja - na maioria das vezes - uma reunião informal, a organização do churrasco requer planejamento e atenção aos detalhes. A quantidade ideal de carne e bebidas, os acompanhamentos que mais agradam e até o que não deve ser esquecido na hora de ligar a churrasqueira devem ser levados em consideração. 

Leia mais: Como escolher carne para churrasco? Tire todas as suas dúvidas aqui

Acertar nas quantidades é o passo mais importante da organização
shutterstock
Acertar nas quantidades é o passo mais importante da organização

Para acabar com as dúvidas que possam surgir e facilitar o seu churrasco - e lista de compras! - quem dá as dicas é o churrasqueiro Léo Lion, do canal Lion BBQ no Youtube, que compartilhou seu cálculo pessoal na hora de fazer a festa. 

Quanto de carne devemos comprar? 

Segundo o profissional, uma das dicas para ter uma ideia precisa sobre a quantidade de carnes no churrasco é levar em consideração fatores individuais dos convidados, como sexo e idade. “Homens, mulheres e crianças, em geral, comem em quantidades diferentes”, explica. 

Outro fator importante é a quantidade de acompanhamentos. Haverá pães, arroz, salada e vinagrete? Se sim, é permitido diminuir um pouco na quantidade de carnes. Caso contrário, deve-se considerar cerca de 600 gramas do prato principal por adulto e a metade disso para crianças. 

“Caso haja boa quantidade de acompanhamentos , a recomendação é de 400 gramas para homens e 300 gramas para mulheres”, opina Leon, que mantém a mesma regra da meia porção para crianças na festa. 

Leia mais: Sal antes, furos e pressa; o que não fazer ao preparar um churrasco

O profissional reforça, porém, que entre as variáveis está a duração do churrasco. “Existem festas com seis horas de duração e carne à vontade, por exemplo. Nesse caso a quantidade de carne passa para 800 gramas por adulto”, diz. 

Qual a quantidade ideal de bebidas? 

Já para bebidas alcoólicas, o cálculo é um pouco menos preciso, já que à tolerância de cada um pode variar bastante de pessoa para pessoa. Apesar disso, o churrasqueiro traz uma estimativa. “Para cerveja, o ideal é cerca de um litro por pessoa. No caso de chopp, dois litros”. A metade dessa proporção pode ser aplicada para refrigerantes e sucos. 

No caso das bebidas destiladas, cujo consumo costuma ser em menor quantidade devido à alta concentração de álcool por mililitro, o cálculo orienta um litro de bebida a cada seis pessoas. 

O que não podemos esquecer de jeito nenhum? 

Embora pareça um conselho ingênuo, o profissional comenta que já viu “muita gente passar perrengue no churrasco porque esquece de coisas simples, como fogo, fósforo ou isqueiro”, destaca Leon, então nunca é demais lembrar desse detalhe. 

Leia mais: Veja carnes baratas para salvar o churrasco em tempos de crise

Também sobre as ferramentas para a churrasqueira, ele orienta que à quantidade ideal de carvão deve ser cerca de 1kg para cada quilograma de carne. Para finalizar, porém, Lion destaca que “tudo depende do perfil dos convidados, estilo da festa e do quanto você está disposto a gastar”. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!