A gallette des rois, ou bolo de Reis , é uma sobremesa com massa folhada e creme de amêndoas que, além de deliciosa, envolve uma tradição de sorte para o ano que se inicia. Delicioso e divertido, o bolo é tradicionalmente consumido no mês de janeiro, com destaque para o dia 6, o dia de Reis.
Leia mais: 10 truques para cozinhar no micro-ondas sem medo
Embora não seja tão difundido no Brasil quanto a ceia de Natal ou as comemorações cristãs da páscoa, a brincadeira é uma excelente maneira de prolongar esse clima de união da família para o mês de janeiro.
Feito de massa folhada com recheio de creme de nozes, o bolo é de origem tradicional francesa, mas também possui uma versão bastante popular em Portugal. Nesse caso, a receita conta com uma massa mais espessa, frutas cristalizadas
e é servida em formato de rosca.
Leia mais: Receitas de bolos simples, mas muito especiais
Já a brincadeira é a mesma para as duas versões: durante o preparo, coloca-se um pequeno brinde dentro da sobremesa
. Um reizinho de plástico ou porcelana conhecido como “fava”. Antes de ser consumido, o bolo deve ser dividido em partes iguais, servidas para cada um dos presentes. Quem encontra a fava ganha, além do “título” de rei, a promessa de boa sorte e fartura ao longo do ano.
Além disso, a tradição também orienta que o rei (pessoa sorteada pela fava) fica com a responsabilidade de entregar a galette no ano seguinte como forma de continuar a brincadeira e manifestar gratidão pela sorte extra alcançada.
E se você foi o sorteado deste ano ou ainda se quer tentar a brincadeira pela primeira vez, o iG Receitas separou receitas para as duas versões do bolo de Reis . Confira!