Tamanho do texto

Lentilha pode ser cozida, virar sopa ou salada e até entrar como recheio de uma lasanha; veja o passo a passo de todas as receitas abaixo

A lentilha é um clássico na ceia de réveillon. Diz a tradição que comer a leguminosa na noite da virada traz sorte e fartura para o ano novo. E para melhorar, a lentilha é versátil e pode ser protagonista ou entrar em diversos pratos. 

Leia também: 5 receitas para a ceia de Ano Novo para atrair boa sorte e dinheiro

Para te inspirar e ainda ajudar a variar o cardápio, selecionamos 10 receitas com lentilha cheias de sabor para incrementar a sua ceia de Ano Novo . Tem da tradicional lentilha cozida até uma lasanha com a leguminosa no recheio. Não vai faltar opção para quem acredita na crença popular e quer dar uma forcinha para ter um 2020 com mais dinheiro no bolso. 

Receitas com lentilha para o Ano Novo

1. Sopa de lentilha

Sopa de lentilha arrow-options
Divulgação/Oba Hortifruti
Sopa de lentilha

Para começar, um clássico bem simples de ser feito em uma versão levinha, para quem não quer sair da dieta nem na noite da virada . A sopa de lentilha ganha ainda mais sabor com ingredientes como cenoura e aipo, além de temperos como alecrim e orégano. É uma aposta certeira para a entrada da ceia. 

2. Salada de lentilha

Salada de lentilha arrow-options
Divulgação/Oba Hortifruti
Salada de lentilha

Muito calor para um sopa? Então a aposta pode ser uma salada da lentilha. Também é uma receita bem fácil e feita em uma panela só

3. Lentilha com linguiça e bacon

Lentilha com bacon e linguiça arrow-options
shutterstock
Lentilha com bacon e linguiça

A lentilha também pode ser a grande protagonista, como nesse prato. A receita rende quatro porções e fica pronta em 40 minutos. 

4. Arroz com lentilha e cebola dourada

arroz com lentilha e cebola dourada arrow-options
Divulgação/Camil
Arroz com lentilha e cebola dourada

A leguminosa é um par perfeito para o arroz. E para incrementar o prato, a sugestão é investir em cebolas douradas. Um acompanhamento e tanto para sua carne do jantar de réveillon. 

5. Arroz com lentilha e ovos cozidos

Arroz com lentilha e ovos cozido arrow-options
Arquivo/iG
Arroz com lentilha e ovos cozido

Para quem não é fã de cebola, o vegetal pode dar lugar a ovos cozidos como complemento de mais um arroz com lentilha . O prato ainda ganha um toque especial com coentro, salsinha e cebolinha. 

6. Cozido de lentilha com limão

Cozido de lentilha com limão arrow-options
Arquivo/iG
Cozido de lentilha com limão

De volta às receitas com lentilha com destaque para a leguminosa, selecionamos uma versão com o sabor cítrico do limão. A vantagem é ser um prato rápido, que fica pronto em pouco mais de meia-hora. 

7. Lentilhas vermelhas com vinagrete de mostarda

Lentilha vermelha com vinagrete de mostarda arrow-options
Edu Cesar
Lentilha vermelha com vinagrete de mostarda

Para quem busca um prato digno de restaurante para inovar na ceia de Ano Novo, essa é a pedida. Se não encontrar a lentilha vermelha, pode usar a versão marrom. A receita é assinada pelo chef Felipe Mirasierras.

8. Lentilha cozida com beterraba assada e creme de gorgonzola

Lentilha cozida com beterraba assada e creme de gorgonzola arrow-options
Divulgação/Tirolez
Lentilhas cozidas com beterraba assada e creme de gorgonzola

Se o assunto é inovar, essa é outra combinação cheia de sabores e cores para você fazer na noite de réveillon. A receita mistura o sabor da lentilha com a doçura da beterraba e ainda é finalizada com um creme de queijo. E tudo isso fica pronto em apenas 40 minutos. 

9.  Bolinho de lentilha recheado

Bolinho de lentilha recheado arrow-options
Divulgação/Camil
Bolinho de lentilha recheado

Outra sugestão que une lentiilha e queijo é esse bolinho. Ele é empanado na clara de ovo e farinha de rosca e recheado com cubos de muçarela. A receita rende 20 bolinhos. 

10. Lasanha com creme de lentilha e farofa de damasco

Lasanha de creme de lentilha com farofa de biscoito e damasco arrow-options
Divulgação/Isabela
Lasanha de creme de lentilha com farofa de biscoito e damasco

E para fechar a nossa lista de receitas com lentilha, a mais diferente de todas. Aqui, a leguminosa virou um creme que é o recheio de uma lasanha. Para completar e deixar o prato ainda mais com cara de final de ano , uma farofa de dasmaco. A combinado promete surpreender seus convidados na ceia de Ano Novo. 

    Leia tudo sobre: receitas