Depois da ceia de Natal, as sobras das refeições vão parar na geladeira. No dia seguinte, fica a dúvida: como reaproveitar o que sobrou? A boa notícia é que dá para fazer diversas receitas com esses alimentos. 

Leia também: 4 receitas para reaproveitar o que tem na geladeira

Em entrevista ao iG, Fellipe Flôr, chef consultor da BRF, dá algumas dicas de como aproveitar as sobras da ceia de Natal
shutterstock
Em entrevista ao iG, Fellipe Flôr, chef consultor da BRF, dá algumas dicas de como aproveitar as sobras da ceia de Natal

Segundo Fellipe Flôr, chef consultor da BRF, a melhor maneira de aproveitar as sobras após a ceia vai depender da criatividade e do paladar de cada um. Isso porque existem diversos tipos de receitas, que vão desde acompanhamentos até o prato principal. "Podemos aquecer, por exemplo, o alimento no dia seguinte com adição de algum ingrediente que deixe o sabor mais acentuado", diz.

Uma das dicas do chef é preparar uma porção de margarina temperada com ervas e regar a ave natalina para reaproveitá-la. Outra sugestão é fazer um escondidinho de prato principal para o dia  25 de dezembro. "A ave ainda pode ser base para diversas receitas, como um arroz cremoso com parmesão ou até mesmo desfiá-lo e transformar em uma torta", explica.

O consultor ainda ressalta que todas as proteínas são extremamente interessantes para a criação de novas receitas, já que é possível transformá-las em pratos diferentes e repletos de sabor. A ave, por exemplo, pode ser usada para salpicão, quiche, na farofa ou até transformar em recheio de uma massa.

O importante é que todos os alimentos tenham sido conservados na geladeira, sempre cobertos, para evitar o ressecamento das proteínas. Além disso, se você tiver guardado os líquidos dos alimentos na hora do preparo, antes da ceia, a dica é usá-los para "hidratar" os alimentos nas receitas para o almoço de Natal

Você viu?

5 receitas com as sobras da ceia de Natal

Agora que você já viu algumas recomendações, chegou a hora de conferir as sugestões de pratos. Confira!

1. Penne com Bacalhau Mediterrâneo 


Se você serviu bacalhau na ceia, agora é a chance de aproveitar as lascas que sobraram para criar um delicioso prato de macarrão. Você também pode adaptar a receita para a quantidade de pessoas que vão participar do almoço.

2. Fricassê Cremoso com ave natalina

Sobrou ave natalina? Então, que tal aproveitar para fazer um fricassê? A receita fica ainda mais completa com um arroz branco.

3. Arroz cremoso com ave natalina

Ainda vale fazer um arroz cremoso com o que restou da ave . O sabor promete surpreender.

4. Salada de repolho roxo com as sobras do tender

Chef Borba, HeadChef e proprietário da Sinerfood

Com as sobras do tender, você consegue fazer uma salara rápida, com repolho roxo, que fica pronta em apenas 15 minutos.

5. Flan de iogurte e panetone

O panetone também está entre as sobras ? Aproveite para incluí-lo em uma receita de flan. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!