O prato principal é o grande astro da ceia natalina. Centro da mesa, normalmente traz preparos assados e carnes tradicionais dessa época do ano, como o peru, o lombo suíno e o tender. A tradição, porém, não é obrigatória: receitas criativas e sem carne alguma podem roubar a cena na sua festa de Natal. 

Leia também: Clássicas, ousadas e até veganas: 6 receitas de entrada para a ceia de Natal

Para te ajudar a escolher o prato para a ceia de Natal que mais combina com sua família, separamos ideias e dividimos em três categorias. Confira: 

Para os mais tradicionais

1. Peru com ervas

Reprodução/Nestlé


Se você não abre mão daquele gostinho de infância, com preparos tradicionais e receitas que dizem bem em que momento do ano você está, o peru é o grande representante da mesa. Nesta receita com ervas, um toque de frescor inova o preparo ao clima brasileiro. 

2. Tender com mel 

reprodução/Sinerfood


Já o tender com mel de laranjeiras pode ser uma forma deliciosa - e sofisticada - de trazer à memória o melhor das festas natalinas. 

3. Chester ao molho asiático

Reprodução/Perdigão


Para quem prefere aves mais populares, como o Chester - um tipo de frango selecionado com mais carne no peito e nas coxas - este pode ser o ano para inovar nos detalhes: o molho asiático é uma sugestão que ajuda a dar um toque pessoal à receita. 

Você viu?


Para não abrir mão da dieta 

Se o seu projeto Verão já começou, o Natal não precisa gerar pânico. Embora a data seja marcada pela comilança nas reuniões familiares, também existem receitas deliciosas e mais saudáveis, com substituições que ajudam a manter a linha.

4. Bacalhau com batatas

Bacalhau com batatas
shutterstock
Bacalhau com batatas


Para começar, Uma dica interessante é trocar o tender ou lombo suíno, ambos muito calóricos, pelo bacalhau: igualmente delicioso e mais amigo da dieta. 

5. Lombo com abacaxi  

Reprodução


E se você não quer abrir mão dos preparos tradicionais  pelo menos nesse dia, o lombo não precisa ser excluído do jantar. Nesta receita, substituições simples, como o uso do abacaxi para evitar molhos mais gordurosos, podem fazer toda a diferença.

Para um Natal sem carnes

A ceia natalina não deixa de ser deliciosa para os que preferem não se alimentar de animais. Opções que “imitam” os pratos mais conhecidos, como o lombo, ou preparos completamente diferentes mas com ingredientes coringa, como a berinjela recheada de nozes, são uma oportunidade para surpreender toda a família. 

6. Seitan ao forno

Seitan é uma massa de aspecto elástico feita a base de farinha e muito versátil, podendo virar o prato principal da sua ceia de Natal vegana. 

7. Berinjela recheada com nozes

Freeletics Nutrition

Para completar a lista, essa berinjela ganha o toque natalino das nozes e fica pronta em pouco mais de meia-hora de forno. Uma receita vegana e ainda levinha para a sua ceia de Natal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!