Purê é um daqueles acompanhamentos coringa. Além de fácil de ser preparado, vai bem tanto em cardápios elaborados, quanto em refeições simples do dia a dia.

Leia também: 4 receitas vegetarianas para fugir da massa na segunda sem carne

A versão vegana do purê de batata pode ser tão lisinha e cremosa quanto a tradicional
shutterstock
A versão vegana do purê de batata pode ser tão lisinha e cremosa quanto a tradicional

A receita é conhecida por levar leite ou creme de leite no preparo, porém, é possível fazer uma versão vegana para aqueles que cortaram ingredientes de origem animal da alimentação.

Inclusive, que tal aproveitar a segunda sem carne para fazer um purê sem leite e incluir uma receita vegana na dieta? Em uma conversa com o iG Receitas , a nutricionista e chef funcional Luma Monteiro revela como fazer isso sem perder a cremosidade tão característica do prato.

Como fazer purê sem leite?

O leite pode ser substituído tanto pela água de cozimento, quanto por azeite ou leite vegetal
shutterstock
O leite pode ser substituído tanto pela água de cozimento, quanto por azeite ou leite vegetal

A especialista explica que a receita é fácil e prova que, sim, é possível conseguir um purê sem leite cremoso . Para isso, basta cozinhar bem os vegetais e aproveitar a água do cozimento para substituir o creme de leite.

Você viu?

Com a ajuda de um garfo, basta amassar os pedaços do alimento cozido até ficarem como uma pasta. Depois, é hora de misturar tudo na panela até atingir a consistência cremosa de purê. Nesse momento, Luma dá uma dica de ouro: “Quanto mais bater o purê, mais cremoso ele fica. Eu gosto de usar um mixer ou batedeira pra facilitar”.

Leia também: 4 receitas de lasanha para fazer na segunda sem carne

Para quem gosta de um purê bem lisinho e cremoso, a chef diz que ao invés de usar a água do cozimento, é possível usar leite vegetal ou azeite. Segundo ela, ter algum tipo de gordura faz toda a diferença para conseguir a cremosidade desejada.

purê de cenoura
Liv Up

Não é só batata! O purê também pode ser preparado com ingredientes como a cenoura

Além disso, embora a receita clássica seja feita com batatas, Luma ainda diz que você também pode transformar outros ingredientes em purê, como batata baroa, grão de bico, lentilha, ervilha, abóbora e cenoura. Assim, é possível variar o cardápio com praticidade e sabor.

Leia também: 6 receitas vegetarianas e deliciosas para começar a semana

Receita de purê sem leite

Para finalizar, a chef ensinou o passo a passo de como fazer purê sem leite . Clique aqui para aprender a receita

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!