Tamanho do texto

Aprenda alguns truques para conseguir o ponto ideal da massa e garantir uma panqueca perfeita; além do passo a passo de cinco tipos de panqueca

Panqueca é um daqueles pratos que oferecem uma série de possibilidades. Existe panqueca doce, salgada, estilo americana ou francesa. Tudo vai depender das medidas e dos ingredientes utilizados para fazer a massa, além de, claro, o sabor escolhido para o recheio.

Leia também: Bolo fofo: chef dá dicas para acertar em cheio na hora da receita

panqueca arrow-options
shutterstock
A panqueca pode ser servida com recheio salgado, como carne, ou até mesmo doce

Apesar da receita simples, nem sempre é fácil conseguir fazer uma boa panqueca . Se descuidar na hora que colocar na panela, pode facilmente queimar. Ou, se exagerar na quantidade, pode não atingir a textura desejada. Dominar alguns truques faz toda a diferença na hora de preparar o prato. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas.

Como fazer panqueca

A receita de panqueca clássica, aquela que a gente coloca o recheio no meio e enrola, leva apenas três ingredientes: leite, ovos e farinha de trigo. A chef Malu Mello explica que essa receita é conhecida como “222” e a panqueca feita a partir dessas medidas recebe o nome de francesa.

Ingredientes 

  • 2 medidas de Leite ( pode ser 1 copo de 200ml, 1 xícara 250 ml ou 1 litro)
  • 2 ovos grandes ( cada 100 ml de leite 1 ovo)
  • 2 medidas de farinha de trigo

Para preparar, Malu ensina bater os ovos até espumarem. Então, acrescentar aos poucos o leite (no liquidificador [velocidade baixa] ou com a ajuda de um bowl ou fouet). Depois, transferir para uma tigela e colocar a farinha peneirada aos poucos, com a ajuda do fouet (batedor de claras).

“Unte a frigideira com manteiga derretida com ajuda de um pincel e acrescente uma concha (média) de massa para uma frigideira de 25 cm. Lembre-se que a massa deve ficar bem fininha e, quando soltar do fundo, gire para dourar o outro lado”, ensina.

Assim que forem ficando prontas, vá empilhando as panquecas uma a uma e, depois, recheie da forma que mais gostar – doce ou salgado.

Malu também fala que é possível fazer uma versão vegana da receita. Basta substituir os ovos por uma medida de óleo de coco ou girassol e uma medida de água. O restante do processo de preparo é o mesmo. “Pode substituir a água pelo leite de amêndoas também. Fica mais gostoso!”, sugere.

Leia também: Como fazer macarrão? 6 dicas para você não errar nunca mais

O segredo da massa perfeita

colocando massa de panqueca na frigideira arrow-options
shutterstock
O segredo para conseguir uma massa de panqueca fininha está na quantidade colocada na frigideira

Para conseguir uma massa bem fininha, a culinarista do Receitas Nestlé Miriam Chagas revela que o segredo está na quantidade de massa a ser colocada na frigideira. “Ela precisa ser despejada aos poucos, fazendo um leve movimento na frigideira aquecida para a massa se espalhar de forma uniforme”, ensina.

Malu dá outra dica valiosa: “Existe um instrumento ou de bambu ou de polipropileno branco em forma de ‘T’ como um ‘rodinho’ que ajuda a esticar a massa de panqueca”. Assim, com menos volume de massa e bem espalhada, a panqueca fica fininha.

Após colocar na frigideira é preciso cuidar para a massa não queimar. Caso contrário, vai comprometer o resultado. Miriam indica utilizar fogo médio, estando sempre atenta para quando a massa secar as bordas, você virá-la em seguida. “Como a massa é fininha, não precisa deixar secar totalmente, pois corre o risco de queimar”, diz.

Após fazer a massa, é hora da montagem do prato, o que pode causar alguns problemas, como a panqueca quebrar na hora de enrolar ou ao transferir de um recipiente a outro. Malu garante que se a receita foi seguida corretamente, isso não vai acontecer. “Se ela quebra é porque algo na receita desandou, como, por exemplo, bater a farinha no liquidificador”, diz.

Para garantir que a massa fique bem firme, Miriam ensina mais um truque: “Quando colocar a massa, tem que ver se o fundo da frigideira não fica muito transparente. Senão pode ser que ela resseque demais e rache”.

Panqueca americana

panqueca americana arrow-options
shutterstock
A panqueca americana é mais "fofinha", por isso, leva menos líquido na receita

A panqueca americana, aquela mais “fofinha”, também é fácil de ser preparada. Miriam explica que a base é praticamente a mesma da anterior, mas com menos líquido, para não espalhar tanto na frigideira. “O ideal é colocar a massa na frigideira de colherada, aos poucos”, ensina. 

Malu dá o passo a passo da panqueca americana um pouco mais elaborada, confira:

Ingredientes 

  • 250 ml de leite
  • 125 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 50 g de manteiga
  • 200 g de farinha de trigo peneirada

Modo de preparo

Separe os ovos das gemas e bata as gemas com o açúcar. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve na geladeira. Acrescente o leite nas gemas batidas com açúcar para incorporar e depois acrescente a farinha peneirada aos poucos e novamente incorporar. Finalize a massa com um pouco de essência de baunilha e incorpore as claras batidas.

Receitas de panqueca

Listamos cinco receitas de panqueca para você. Confira:

  1. Panqueca de carne
  2. Panqueca de legumes
  3. Panqueca com recheio de cogumelos e iogurte
  4. Panqueca com geleia
  5. Panqueca de banana

Série “Não erre”

As dicas para acertar no preparo da panqueca fazem parte da série “Não erre”, publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Leia tudo sobre: receitas