Muita gente fala que ovo frito é um dos pratos mais simples de se preparar, pois basta jogar o ingrediente na frigideira e em poucos minutos fica pronto. Sim, você pode até fazer dessa forma, mas para conseguir aquele ovo frito com gema mole perfeita é necessário dominar algumas técnicas.

Leia também: Cozido, frito, poché... Saiba como fazer ovo e não errar em nenhuma receita

Para fazer ovo frito com gema mole é preciso deixar o fogo baixo
shutterstock
Para fazer ovo frito com gema mole é preciso deixar o fogo baixo

Além de saber dicas de preparo, ter uma boa frigideira antiaderente ajuda a alcançar o ponto ideal do ovo frito com gema mole . Para quem não tem esse tipo de panela, é possível usar um pouco de manteiga clarificada ou óleo para fritar, ensina Felipe Pinelli, chef do Courtyard by Marriott Barra da Tijuca, em entrevista prévia ao Receitas.

Como deixar a gema mole?

O segredo para conseguir a gema mole é tampar a frigideira e deixar o ovo fritando por 30 segundos em fogo baixo
shutterstock
O segredo para conseguir a gema mole é tampar a frigideira e deixar o ovo fritando por 30 segundos em fogo baixo

A preparação para deixar a gema do ovo mole começa antes mesmo de colocar o ingrediente na panela. Em entrevista anterior ao Receitas, o chef executivo Willian Carvalho, do Pullman São Paulo Vila Olímpia e do Grand Mercure São Paulo Vila Olímpia, orienta quebrar o ovo primeiro em uma xícara e, então, despejar com cuidado na frigideira.

Leia também: 7 receitas com ovo para inovar na cozinha

Para conseguir a gema molinha, deve-se deixar em fogo baixo. "Tampe a frigideira e deixe fritar em fogo baixo por uns 30 segundos. Isso vai fixar a gema, mas não vai cozinhar totalmente, deixando a gema mole”, explica. Depois, retire a tampa e, com a ajuda de uma espátula de silicone, solte a clara com cuidado e sirva imediatamente.

Se a gema estourar antes mesmo de colocar na frigideira, não se preocupe! Ainda é possível conseguir um ovo frito com gema mole . Claro, não vai ficar perfeito, mas dá para fazer. O chef fala que o segredo está na agilidade. Coloque o ovo na frigideira e faça o processo de forma bem rápida. Se deixar muito tempo, a gema pode ficar dura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!