Com o passar do tempo, é comum a faca perder o corte, o que é empecilho e tanto para quem está comandando a cozinha. Além de ser mais difícil na hora de cortar, pode comprometer o preparo do alimento. Por isso, é importante dominar algumas técnicas de como amolar e afiar faca.

Leia também: 8 tipos de faca que você deve ter na cozinha

Saber como amolar e afiar faca é fundamental para quem gosta de cozinhar
shutterstock
Saber como amolar e afiar faca é fundamental para quem gosta de cozinhar

Ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil fazer o trabalho. Na verdade, basta adotar algumas medidas de segurança e aplicar dicas para deixar o processo mais fácil. Para isso, o canal do Youtube “Churrasqueadas” recebeu o especialista em facas Marcos Bisinella para ensinar como amolar e afiar faca .

Como amolar e afiar faca?

Para amolar e afiar faca você precisará de dois utensílios básicos: barra de pedra e chaira de aço. Ambos podem ser encontrados em lojas de artigos domésticos. Segundo Bisinella, o primeiro passo é deixar a pedra de 20 a 25 minutos mergulhada na água para diminuir o atrito e facilitar o processo. Caso contrário, se estiver muito seca, o atrito do aço a pedra é maior, o que deixa tudo mais difícil.

Retire a pedra da água e posicione em cima de um pano úmido. Dessa forma, você garante segurança e evita que ela escorregue. Na hora de amolar, fique em pé em frente à barra, mas procure uma posição que permita o movimento dos braços de forma livre. Se sentir que os braços estão presos de alguma forma, mude a posição.

Leia também: Aprenda a fazer 10 tipos de cortes de legumes e verduras

Você viu?

Agora, o especialista ensina passar a faca na barra de forma que você respeite a anatomia dela. Ele indica fazer movimentos como se fossem semi círculos, passando o corte todo da faca e pegando o corpo todo da pedra. Ele explica que algumas pessoas usam apenas o meio da pedra, mas isso a deixa frágil e fácil de quebrar. Abaixo, o movimento correto:

Para começar, Bisinella orienta passar cada lado da faca seis vezes na barra. Ele afirma que dessa forma já é possível melhorar bastante o corte da faca. Depois, é hora de passá-la na chaira . O movimento é sempre de cima para baixo e, também, seis vezes de cada lado. Veja:

Você vai perceber que isso já vai melhorar muito a faca. Se achar que ainda precisa amolar e afiar mais, Bisinella sugere ir fazendo o procedimento aos poucos. Mais duas vezes na barra e chaira e ver como fica.

Leia também: Utensílios que você não pode viver sem e nem sabia que 

Para finalizar, o especialista sugere fazer um teste usando uma folha de papel. Basta pegar uma folha e tentar cortá-la com a faca. Cortou? Então está perfeita.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!