Frango assado de padaria é um clássico no almoço do final de semana de muitas famílias. Geralmente ele vem acompanhado de farofa e batatinhas e pode ser servido com arroz e feijão ou mesmo macarrão, dependendo da tradição da sua casa.
Leia também: Como fazer frango empanado com cerveja e variar o cardápio
Mas se você é daqueles que preferem colocar a mão na massa, separamos dicas e receitas para você preparar o clássico frango assado com farofa e batatas em casa.
Primeiro passo: como temperar frango para assar?
Um bom assado depende de um bom tempero. E quando o assunto é frango, algumas ervas ou condimentos são mais indicados. Segundo Luiz Sérgio, chef e sócio-diretor do Grupo Alento, esses são os que mais combinam com a ave:
- Cebola
- Alho
- Açafrão
- Ervas finas
- Orégano
- Caldo de galinha
- Manjericão
- Alecrim
Ele também ensina como preparar um tempero simples, feito no liquidificador, para usar no frango assado. Veja abaixo:
Já a chef Malu Mello prefere seguir uma linha mais básica. "Sal, alho, louro, alecrim e tomilho! E mais nada!", diz a profissional ao listar os melhores temperos para frango .
Antes de temperar, a especialista ainda tem mais uma dica. "Limpe o frango. Além de retirar excesso de gordura do rabo e pescoço, Retire com a ajuda de uma faca o ossinho da vitória (aquele em V que fica perto do pescoço à frente do peito!). Isso serve para que o frango, ao assar, não inche e se desmanche, pois ele comanda a musculatura peitoral do frango e pode forçar quando a carcaça se expandir na cocção", detalha Malu.
E para que a carne "pegue gosto", o indicado é preparar uma marinada. Nesse ponto é preciso um pouco de paciência. A chef sugere usar vinho no processo. A dica dela é deixar o frango no vinho por uma hora, retirar o excesso da bebida e espalhar nele inteiro - por dentro e por fora - uma pasta feita de alho, louro, sal e azeite. Depois disso, a carne volta para o vinho e fica lá por 24 horas.
Você viu?
Segundo passo: farofa fora ou farofa dentro?
Frango de padaria geralmente é acompanhado por farofa e aqui há dois caminhos. O mais simples é usar apostar em uma farofa simples e saborosa, como a sugerida pela chef Larissa Ferreira, e servir como um acompanhamento.
A outra sugestão é rechear o frango com farofa. Para isso, Malu também tem algumas dicas:
- Recheio o frango com a farofa aos poucos, sem forçar e sem encher demais para que na cocção não arrente!
- Ao terminar, cruze as duas coxas em relação ao fundo e amarre uma a outra com o barbante culinário para vedar o recheio.
- Outra técnica é fechar o buraco do recheio com uma meia cebola.
Terceiro passo: hora de assar
O frango está pronto para ir para a assadeira e aqui também vale apostar em alguns truques e cuidados. O primeiro é escolher uma assadeira grande. "Ela precisa ser de uma volume maior para que a gordura do frango ao assar se deposite ali", alerta Malu.
Como colocar a carne na assadeira também é importante. "Sempre coloque com o peito para cima e a costela para baixo, assentada na forma, assim ele não perde a pele e o brilho", ensina a chef. Mais uma dica dela é untar a forma com a marinada antes de colocar a ave.
Quem quiser o frango assado com batatas , essa é a hora de incluir os tubérculos na receita. Você pode acomodar na assadeira batatas, cebolas ou tomates, por exemplo. Mais detalhes no link abaixo:
Enquanto a ave estiver no forno, lembre-se de pincelar a gordura que se forma na assadeira a cada 20 minutos. Isso garantirá um prato dourado, crocante e suculento.
Para saber se o frango assado
já está pronto, o procedimento é o mesmo feito com os bolos. "O frango precisa ser dourado, na cor avelã. Para ver o ponto, pegue um palito de dente e fure o peito e as coxas. Se ele sair sequinho e não sangrar, está pronto", diz Malu.