Frango assado de padaria é um clássico no almoço do final de semana de muitas famílias. Geralmente ele vem acompanhado de farofa e batatinhas e pode ser servido com arroz e feijão ou mesmo macarrão, dependendo da tradição da sua casa. 

Frango assado de padaria geralmente acompanha farofa e batatas . Aprenda a fazer em casa
shutterstock
Frango assado de padaria geralmente acompanha farofa e batatas . Aprenda a fazer em casa

Leia também: Como fazer frango empanado com cerveja e variar o cardápio

Mas se você é daqueles que preferem colocar a mão na massa, separamos dicas e receitas para você preparar o clássico frango assado com farofa e batatas em casa. 

Primeiro passo: como temperar frango para assar?

Você pode usar uma série de temperos para incrementar o frango; veja dicas
shutterstock
Você pode usar uma série de temperos para incrementar o frango; veja dicas

Um bom assado depende de um bom tempero. E quando o assunto é frango, algumas ervas ou condimentos são mais indicados. Segundo Luiz Sérgio, chef e sócio-diretor do Grupo Alento, esses são os que mais combinam com a ave: 

  • Cebola
  • Alho
  • Açafrão
  • Ervas finas
  • Orégano
  • Caldo de galinha
  • Manjericão
  • Alecrim

Ele também ensina como preparar um tempero simples, feito no liquidificador, para usar no frango assado. Veja abaixo: 

Já a chef Malu Mello prefere seguir uma linha mais básica. "Sal, alho, louro, alecrim e tomilho! E mais nada!", diz a profissional ao listar os melhores temperos para frango

Antes de temperar, a especialista ainda tem mais uma dica. "Limpe o frango. Além de retirar  excesso de gordura do rabo e pescoço, Retire com a ajuda de uma faca o ossinho da vitória (aquele em V que fica perto do pescoço à frente do peito!). Isso serve para que o frango, ao assar, não inche e se desmanche, pois ele comanda a musculatura peitoral do frango e pode forçar quando a carcaça se expandir na cocção", detalha Malu. 

 E para que a carne "pegue gosto", o indicado é preparar uma marinada. Nesse ponto é preciso um pouco de paciência. A chef sugere usar vinho no processo. A dica dela é deixar o frango no vinho por uma hora, retirar o excesso da bebida e espalhar nele inteiro - por dentro e por fora - uma pasta feita de alho, louro, sal e azeite. Depois disso, a carne volta para o vinho e fica lá por 24 horas. 

Você viu?

Segundo passo: farofa fora ou farofa dentro?

Farofa pode acompanhar o frango assado ou virar recheio
shutterstock
Farofa pode acompanhar o frango assado ou virar recheio

Frango de padaria geralmente é acompanhado por farofa e aqui há dois caminhos. O mais simples é usar apostar em uma farofa simples e saborosa, como a sugerida pela chef Larissa Ferreira, e servir como um acompanhamento. 

A outra sugestão é rechear o frango com farofa. Para isso, Malu também tem algumas dicas: 

  • Recheio o frango com a farofa aos poucos, sem forçar e sem encher demais para que na cocção não arrente!
  • Ao terminar, cruze as duas coxas em relação ao fundo e amarre uma a outra com o barbante culinário para vedar o recheio.
  • Outra técnica é fechar o buraco do recheio com uma meia cebola.

Terceiro passo: hora de assar

Frango assado leva em torno de 2 horas para ficar pronto
Divulgação
Frango assado leva em torno de 2 horas para ficar pronto

O frango está pronto para ir para a assadeira e aqui também vale apostar em alguns truques e cuidados. O primeiro é escolher uma assadeira grande. "Ela precisa ser de uma volume maior para que a gordura do frango ao assar se deposite ali", alerta Malu. 

Como colocar a carne na assadeira também é importante. "Sempre coloque com o peito para cima e a costela para baixo, assentada na forma, assim ele não perde a pele e o brilho", ensina a chef. Mais uma dica dela é untar a forma com a marinada antes de colocar a ave. 

Quem quiser o frango assado com batatas , essa é a hora de incluir os tubérculos na receita. Você pode acomodar na assadeira batatas, cebolas ou tomates, por exemplo. Mais detalhes no link abaixo:

Enquanto a ave estiver no forno, lembre-se de pincelar a gordura que se forma na assadeira a cada 20 minutos. Isso garantirá um prato dourado, crocante e suculento.

Para saber se o frango assado já está pronto, o procedimento é o mesmo feito com os bolos. "O frango precisa ser dourado, na cor avelã. Para ver o ponto, pegue um palito de dente e fure o peito e as coxas. Se ele sair sequinho e não sangrar, está pronto", diz Malu. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!