A panela de arroz é um utensílio criado com o objetivo de facilitar o preparo de alimentos. Apesar do nome, diversos pratos doces ou salgados podem ser feitos nela, e explorar todas as funcionalidades do produto só tem vantagens.

Leia também: Frango empanado, chips e mais: 7 receitas para fazer na air fryer

A panela de arroz tem muitas vantagens e é uma aliada na cozinha. Saiba como explorar o utensílio
shutterstock
A panela de arroz tem muitas vantagens e é uma aliada na cozinha. Saiba como explorar o utensílio

O culinarista Maurício Rodrigues, que também comanda o canal do YouTube que leva seu nome e soma 100 mil seguidores no Instagram, no @mauriciorodrigues, é defensor de incluir a panela de arroz entre os seus eletrodoméstico.

"Há a praticidade de se ter sempre arroz fresquinho e soltinho na hora em que se desejar, mas sem ter que ficar cuidando enquanto é preparado", diz ele. "As pessoas amam poder deixar a panela trabalhando e, enquanto isso, fazerem outras coisas. Assim como no oriente, hoje é um eletro indispensável e presente na casa de, praticamente, todas as pessoas", pontua.

Arroz perfeito na panela de arroz

Mas até para usar a panela há alguns truques. Veja as dicas do youtuber para fazer o arroz soltinho e no ponto certo. 

"Tratando-se de arroz, o ideal é não lavar os grãos. Hoje, o arroz que encontramos no mercado não necessita mais disso, é uma técnica já ultrapassada e dispensável, a não ser nos tipos que pedem isso na própria embalagem", afirma ele.

"Dar aquela fritada no arroz com os temperos funciona muito bem para um arroz perfeito e soltinho", acrescenta.

Outra sugestão de Rodrigues é não mexer muito o arroz durante o preparo. "Mexa apenas no momento que incluir a água após refogar, tampe a panela e aguarde até ficar pronto. Além disso, deixar a panela fechada por mais cinco ou 10 minutos após o término do preparo também dá melhores resultados", garante o culinarista.

Você viu?

Além do arroz

É possível, como dissemos lá no começo, ir muito além do arroz usando esse eletrodoméstico. Uma ideia, por exemplo, é preparar alimentos - como legumes - no vapor. E aqui ainda há uma vantagem: você prepara os legumes enquanto faz o arroz. 

Nesse caso, segundo Rodrigues, é recomendado deixar "buraquinhos" na cestinha de vapor desobstruídos. "Dessa maneira, o vapor circulará muito melhor e os alimentos ficarão cozidos mais uniformemente", salienta.

Leia também: Dicas e receitas para deixar a fritura de lado e investir em pratos assados

Doces na panela de arroz? Sim!

Nem só de salgados vive a panela de arroz! Maurício Rodrigues, que também é escritor, apresenta três sugestões de doces para fazer usando esse utensílio:

1. Arroz doce de paçoquinha

Se o arroz tradicional é feito na panela, o arroz doce também tem vez! Para incrementar a receita tradicional, o culinarista acrescentou paçoquinhas ao passo a passo.

2. Pamonha

A iguaria faz sucesso no Brasil e essa receita é rápida e prática, ideal para consumir com os amigos ou a família.

3. Doce de peras ao vinho

A pera ao vinho é uma sobremesa sofisticada, saborosa e tem muitos nutrientes, o que a torna ainda melhor.

E você ainda pode ir além. O melhor modo de explorar todas as vantagens de ter uma  panela de arroz  é "soltar a criatividade" e ousar na cozinha. "Testar preparações que vão além do cozimento simples, não ter medo de preparar alimentos diferentes simultaneamente, nem de fazer nela as receitas que já se faz no fogão comum", segundo Rodrigues, são as melhores formas de usufruir de tudo o que o utensílio pode proporcionar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!