Abobrinha, cenoura, pupunha... O macarrão de legumes é um sucesso não apenas entre vegetarianos, mas também entre aqueles que buscam uma alternativa às massas – que são muitas. Afinal, além de variar no legume, é possível compor o prato com diferentes molhos e guarnições.

Leia também: 4 receitas vegetarianas para fugir da massa

O macarrão de legumes pode ser feito de abobrinha, cenoura, pupunha, etc; o que vale é a criatividade
shutterstock
O macarrão de legumes pode ser feito de abobrinha, cenoura, pupunha, etc; o que vale é a criatividade

Para ajudar nessa missão de harmonizar o macarrão de legumes , o iG Receitas com conversou com Potiguara Spindola, chef e docente da área de gastronomia do Senac São Paulo, sobre quais os melhores acompanhamentos para três tipos de “macarrão”: pupunha, abobrinha e cenoura.

Leia também: Aprenda a fazer 10 tipos de cortes de legumes e verduras

Melhores molhos e guarnições para o macarrão de legumes

O chef orientou a melhor forma de cortar o legume para transformá-lo em macarrão e deu dicas de quais são os molhos e guarnições mais indicados para cada tipo. Confira:

Pupunha

“O palmito pupunha tem baixo valor calórico e colesterol zero. Possui um sabor agradável, alto valor nutritivo e é rico em vitamina A. Diferente do palmito em conserva, o seu sabor é mais doce e a coloração mais amarelada”, começa explicando.

De acordo com o chef, a preparação do espaguete de pupunha é delicada e o prato combina com guarnições leves, como frutos do mar: camarão, lula, mexilhões, lagosta e vieiras. “Os peixes ideais que combinam perfeitamente são os peixes com baixo teor de gordura como pescada branca, pescada amarela, tilápia, linguado, robalo, entre outros”, continua.

Você viu?

Potiguara diz que os molhos mais adequados são os que apresentam leve acidez para dar evidência à iguaria, como molho de espumante, iogurte, hortelã e limão. Além desses, alguns molhos com base de frutas cítricas como limão e maracujá. “O importante é saber equilibrar os sabores”, dá a dica.

Abobrinha

O profissional explica que as abobrinhas ideais para fazer espaguete são as menores e mais finas, pois tem menos sementes e textura mais crocante. “Por ter um gosto leve e um pouco de adstringência, a harmonização deve ser feita com molhos em tons leves ou com base de ervas, como molho de ervas finas, pesto, iogurte com ervas, bechamel com endro, ervilhas”, diz.

Segundo o chef, seguindo essa regra é mais fácil acertar na combinação. Claro, isso não impede que se utilize um molho mais forte. No entanto, ele alerta: “O molho não deve sobressair ao sabor da abobrinha, como tudo na vida, é preciso equilíbrio”, brinca. As guarnições mais adequadas para o macarrão de abobrinha podem ser peixes diversos, peito de frango, cogumelos em geral, pimentões amarelos e vermelhos e tomate com cereja por ter baixa acidez.

Cenoura

Para fazer o macarrão, o chef orienta escolher cenouras que não sejam muito grossas e que não apresentem rachaduras, pois a textura dura dificulta o trabalho de cortar em tirinhas finas (julienne) ou filetar no descascador de legumes.

 Também é importante evitar cenouras moles. “Se conseguir entortá-las facilmente é melhor não comprar, pois esse aspecto demonstra que a cenoura é muito velha ou que está com alguma doença. O ideal são cenouras lisas com cor uniforme e de preferencia as cenouras menores”, completa.

As guarnições para o macarrão de cenoura são diversas. Potiguara sugere filé de frango, coxa e sobre coxa de pato confitado, magret de pato, codorna, perdiz, ragu de costelinha, carne moída e calabresa. Em relação aos molhos, o chef explica que os mais adequados são aqueles com a base de tomate, pois a doçura da cenoura equilibra a acidez do tomate. Ele sugere: molho putanesca, ferrugem e à portuguesa.

Leia também: O que é e como refogar os alimentos? Chef dá dicas e explica técnica

5 receitas de macarrão de legumes

As receitas de macarrão de legumes costumam ter execução fácil, levando menos de 30 minutos para ficar pronta
shutterstock
As receitas de macarrão de legumes costumam ter execução fácil, levando menos de 30 minutos para ficar pronta

Fazer macarrão de legumes é fácil! Como Potiguara indica, basta cortar o legume em tiras finas, cozinhá-lo e finalizar o prato com acompanhamentos. Ficou com vontade? Listamos 5 receitas para te inspirar:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!