Domingo, família reunida e já é quase hora do almoço. Tudo isso pede uma bela macarronada. Mas você está sem tempo e não quer muito trabalho. Ou não tem lá muita habilidade com as panelas. A sugestão é apostar no macarrão na panela de pressão. 

Macarrão na panela de pressão é cozido no próprio molho, o que resulta em um prato cremoso
shutterstock
Macarrão na panela de pressão é cozido no próprio molho, o que resulta em um prato cremoso

Leia também: O jeito certo de cozinhar macarrão e 11 receitas para incrementar o prato

Pois é, o macarrão na panela de pressão é muito simples de ser feito, já que basta colocar tudo dentro da panela e esperar poucos minutos para ter o prato pronto. Ainda assim, algumas dúvidas podem surgir. 

Como fazer para a massa não passar e ficar "molenga" demais? E o molho, vai ser suficiente? E ainda tem aqueles que fogem da panela de pressão a todo custo, com medo do item explodir. 

Calma, tudo vai dar certo! Separamos algumas dicas para acertar no preparo e uma receita simples e muito saborosa para salvar seu almoço de domingo em família. 

Dicas para fazer macarrão na pressão

1. Escolha da massa

Essa é a alma do negócio. Como indica a Fungini, uma boa escolha é optar por uma massa grano duro. Como esse produto contém mais glúten e proteína que a versão tradicional, demora mais para cozinhar e não se desmanchar. 

Você viu?

Mas a massa básica também pode entrar na receita. Se essa for a sua opção, deixe menos tempo na pressão (é o caso da receita que está lá no final). 

O formato da massa também pode variar. Os mais comuns são os curtos, como penne, fusili (parafuso), farfalle (gravatinha) ou rigatoni (tubo), mas nada impede de usar espaguete, por exemplo. 

2. O molho

Já esse é o toque especial desse prato. Diferente do macarrão tradicional, o de panela de pressão não cozinha na água, mas, sim, direto no molho. Por isso ele fica mais cremoso e encorpado. 

A dica é prestar atenção à quantidade de molho, afinal, ela deve ser suficiente para cobrir e cozinhar a massa. 

3. A panela de pressão

E aqui é a parte que pode ser um problema na receita: usar panela de pressão. Sim, há risco de acidentes, mas só se você não seguir a maneira certa de usar esse item ou se a panela não estiver nas perfeitas condições de uso. 

Vale lembrar que a panela de pressão sempre precisa de um líquido. Veja mais no link abaixo: 

Receita de macarrão na panela de pressão

A receita sugerida é uma versão com linguiça calabresa. Apenas 3 minutos depois de começar a pressão o prato já está pronto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!