Tamanho do texto

Você pode incrementar a receita com especiarias e até apostar em uma versão que leva azeite. Tem também como deixar a bebida mais "magrinha"

Chocolate fica bom de todas as maneiras e na versão "chocolate quente" é uma ótima pedida para os dias mais frios - ou só porque você ficou com vontade de beber algo diferente mesmo. 

chocolate quente arrow-options
shutterstock
Chocolate quente pode ser incrementado com creme de leite, chantily e mais. Veja dicas para preparar a bebida


Leia também: 3 receitas fáceis com chocolate para você fazer agora

E é possível preparar o chocolate quente com cara daqueles servidos em cafés em casa seguindo alguns passos bem simples. Para quem quer inovar, também dá para apostar em ingredientes inusitados, como o azeite. Tem até chocolate quente para quem não abre mão da dieta! 

Como preparar o chocolate quente perfeito

chocolate quente arrow-options
shutterstock
Canela é uma especiaria que combina muito bem com o chocolate quente

Em entrevista prévia ao iG Receitas, a Carola Crema, da La Vie por Carole Crema, separou as dicas para acertar na bebida

1. Escolha do leite

Segundo a chef, a melhor opção é a versão integral que, por ser o mais gorduroso, resultará uma bebida mais cremosa e encorpada. E se a ideia é ter cremosidade, você pode também usar 3/4 de leite integral e 1/4 de creme de leite. 

2. Escolha do chocolate

Para de usar achocolatados na receita! Eles contém açúcar na fórmula e menos gosto de chocolate. Prefira chocolate puro em pó ou cacau em pó

3. Especiarias para variar o sabor

O chocolate ou o cacau deve ser misturado ao leite (veja detalhes do passo a passo nas receitas abaixo) e, logo em seguida, você pode incluir uma especiaria na bebida. Combinam com chocolate quente: 

  • canela em pau
  • cardamomo
  • anis estrelado
  • fava de baunilha
  • pimentas em grão

Dica de ouro

De acordo com Carola, o segredo para preparar a bebida é ferver o leite e o chocolate juntos. Isso vai proporcionar um sabor mais intenso. 

Como "emagrecer" o chocolate quente

açúcar de coco arrow-options
shutterstock
Usar açúcar de coco é uma sugestão para deixar o chocolate quente mais saudável

Apesar da chef defender o uso do leite integral, há quem prepare a bebida de outras formas. Para uma versão mais saudável, por exemplo, é possível usar um leite vegetal. Nesse caso, a bebida também se torna indicada para quem é vegano ou vegetariano ou ainda tem alguma intolerância a lactose. 

Outra sugestão é adoçar com açúcar de coco. Segundo os nutricionistas da Tia Sônia, esse açúcar possui baixo índice glicêmico comparado com o açúcar comum. "Além disso, contém elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e também de vitaminas B1, B2, B3 e B6, essenciais para uma boa qualidade de vida", completa a marca. 

Receitas de chocolate quente

chocolate quente arrow-options
shutterstock
4 versões de chocolate quente para você fazer em casa

Dicas anotadas, veja o passo a passo para preparar a bebida em casa em 4 versões. Tem receita até com azeite: