Pela primeira vez, uma equipe brasileira foi formada para competir fora do País no mundial de BBQ, um dos campeonatos mais tradicionais de todo o planeta, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. 

Leia também: aprenda a fazer um cheese steak de bombom de alcatra

Brasileiros participam de mundial de BBQ nos Estados Unidos
Divulgação
Brasileiros participam de mundial de BBQ nos Estados Unidos

O mundial de BBQ acontece durante o Houston Live Stock Show and Rodeo, que abriga a maior exposição de gado do planeta, e será disputado no NRG Stadium, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. A convite do evento, a Pitmasters Brasil, entidade brasileira, reuniu dez profissionais de várias regiões para competir com mais de 200 equipes mundiais.

O grupo, selecionado pelo coordenador do time, Daniel Lee, sob a chancela da Kansas City Barbeque Society – KCBS, mais renomada entidade do ramo no mundo, é formado por mais nove mestres-churrasqueiros: Marcio Giudicissi (SP), Cassiano Rubi (SP), Pedro Barioni (SP), Bruno Salomão Fontoura (Campinas/SP), Rodrigo Bueno (Caxias do Sul/RS), Robson Borchoski (Guarapuava/PR), Jefferson Taboada (Santos/SP), Leonardo Macedo (Recife/PE) e Luã Tavares (Rio de Janeiro/RJ).

"O Brasil não é apenas terra de um Neymar”

Daniel Lee estará presente no Mundial de BBQ
Reprodução
Daniel Lee estará presente no Mundial de BBQ

"Nosso objetivo é abrir as portas de profissionais brasileiros para o mundo por meio do BBQ. Vamos mostrar que o Brasil não é apenas terra de um Neymar, mas, sim, de vários. Produzimos uma das melhores carnes no mundo, e é nossa missão mostrar a nossa paixão através da nossa comida", diz Daniel Lee, sócio-fundador da Pitmasters Brasil.

“A participação em campeonatos internacionais desafia nossos profissionais a elevarem suas técnicas. Auxiliamos muitos profissionais e também entusiastas que buscam uma transição de carreira para trabalharem com o que amam, o BBQ, e nós da Pitmasters Brasil nos sentimos felizes e honrados em fazer parte dessa história através de nossos cursos e eventos”, acrescenta Mara Tamake, casada com Lee e também sócia da entidade brasileira.

Leia também: Aprenda a fazer almôndegas ao molho pomodoro rústico

Será o passo mais importante que o Brasil já deu no meio do churrasco. A Pitmasters Brasil reunindo profissionais de BBQ do Brasil inteiro e do mundo, mostra que temos competência para competir, e também para realizar competições e formar profissionais. Deixamos a porta aberta para todos fazerem parte, somos a casa onde todos são bem-vindos e tratados com respeito, completa Marcio Giudicissi, que completa o trio de sócios da Pitmaster Brasil.

Sobre Churrasco Americano

A técnica de defumação do churrasco americano é um dos métodos de cocção mais complexos no preparo de carnes. O Smoked BBQ, ou simplesmente BBQ, chama atenção e vira espetáculo devido ao uso de carretas defumadoras, que produzem carnes extremamente macias e saborosas por meio da longa cocção (que pode durar até 14 horas) em baixa temperatura com uso de fumaça de lenhas de árvores frutíferas.

Pitmasters Brasil

Pitmasters Brasil® é a primeira entidade dedicada ao American BBQ no Brasil, organizadora do Campeonato Nacional de Pitmasters BBQ. Fundada em 2016 por Daniel Lee - primeiro brasileiro membro e juiz da Kansas City Barbecue Society (KCBS), a maior associação de churrasco do mundo, promove intercâmbio e formação de profissionais, com mais de 500 pitmasters e 75 juízes de BBQ certificados internacionalmente em 2018 em parceria com a KCBS.

Em 2017 e 2018 organizou três competições nacionais. Na temporada de 2019, realizará competições regionais de norte a sul do país, no primeiro semestre do ano, e competições nacionais, no segundo semestre, valendo vagas para os torneios internacionais em 2020.

Daniel Lee

Apaixonado por carnes, Daniel Lee, de 35 anos, focou sua profissionalização no exterior, certificou-se Pitmaster em defumação (Smoked BBQ - Flórida/EUA), e tornou-se o primeiro brasileiro juiz e membro da KCBS (Kansas City Barbeque Society - Tennessee/EUA) e da Meatstock Austrália.

Leia também: Steak Tartar - uma delícia e fácil de fazer

Além disso, o integrante do grupo que vai ao mundial de BBQ especializou-se em processos de maturação a seco (Dry aged), tornando-se um perito e referência no Brasil. Marido da Mara, pai da Larissa e da Isabella, deixou sua principal ocupação profissional (mercado corporativo) para se dedicar integralmente à sua paixão, sempre em busca de mais conhecimento e das melhores práticas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!