O iG, junto com um especialista, trouxe algumas dicas para você se tornar um mestre em como fazer um bom churrasco
Pixabay
O iG, junto com um especialista, trouxe algumas dicas para você se tornar um mestre em como fazer um bom churrasco

Se existe algo que agrada a maioria dos brasileiros é reunir a turma para fazer um churrasco . Mas, na hora do preparo, não é todo mundo que tem afinidade com os espetos e as grelhas. Por isso, é essencial saber como fazer um bom churrasco.

Leia também:  Acompanhamento para churrasco: veja receitas para variar o cardápio

Diversos fatores podem influenciar e,por isso, alguns detalhes são importantes para garantir uma refeição saborosa. Segundo Caio Fontenelle, sócio do Restaurante Figueira, o segredo de como fazer um bom churrasco é pensar em cada etapa do processo. “O churrasco começa desde a escolha do ingrediente, do carvão e até a sequência em que será servido".

E, para você que deseja conhecer mais, o especialista listou listou dez dicas bem bacanas - e super aplicáveis - para mandar bem no churrasco com os amigos:


1) Qualidade da carne

Esta é a parte mais importante. Nada substitui um bom ingrediente. Sendo assim, procure um local de sua confiança para fazer a compra e dê preferência para as opções embaladas à vácuo, que possuem mais sabor, cor, frescor, textura e passam por uma perda mínima dos nutrientes. 

2) Qualidade do carvão e da brasa

Não tenha pressa para colocar a carne no fogo. Espere que o braseiro fique completamente aceso e uniforme. Um bom carvão fará toda a diferença no preparo, mantendo a brasa por mais tempo. Se optar por madeira, acenda o fogo com um pouco mais de antecedência e aguarde até que se forme a chama. Muita atenção à lenha que vai utilizar, pois nem todas têm aromas que combinam com o churrasco. Dê preferência as de cerne duro, pois a brasa é mais duradoura. 

3) Temperatura X tipo de corte

Peças inteiras pedem fogos médios ou brandos. Já os cortes mais finos precisam de mais calor. A dica é montar o braseiro em sua churrasqueira de forma que você tenha diferentes temperaturas na grelha. Para isto, concentre o maior volume de brasas em um lado, proporcionando um fogo forte. Do outro, deixe um pouco menos para uma chama mais branda. “Assim, você poderá assar cortes diferentes ao mesmo tempo. Também é possível trabalhar com a altura, usando os espetos”, explica Caio.

4) Selar a carne

Para manter seus sabores e a suculência, esta etapa é muito importante. O selamento é feito em fogo alto. É preciso criar uma camada fina bem assada ao redor da peça de carne. Assim você conserva todos os sucos na parte interna. Após isso, se transfere o ingrediente para a sua temperatura de cozimento ideal. No caso de uma peça inteira, leve para um fogo médio ou brando. Para fatias de picanha, por exemplo, deixe em fogo alto até atingir o ponto.

5) Quantidade por pessoa

A porção varia conforme os acompanhamentos servidos, como saladas, pães e maionese. Para um churrasco com acompanhamentos, a quantidade necessária é de 300g por pessoa. Se a refeição for basicamente carne, deve-se subir para 400g para cada. Caso a peça tenha osso, calcule 20% a mais da quantidade normal.

Leia também: Inove no próximo churrasco

6) Sal

A melhor regra a se seguir é usar sal grosso para peças inteiras e opção comum para cortes mais finos. “Sempre indico temperar as fatias menores após o seu selamento. Caso contrário, a carne começará a perder suco durante o seu preparo. Sobre a versão com especiarias, acho que é uma questão particular”, salienta o especialista.

7) Ponto da carne

Essa é a parte que exige mais atenção. Porém, com um pouco de prática, se aprende rapidamente. Existem cinco pontos para o preparo de carnes: mal passada, do ponto para mal, ao ponto, do ponto para bem e bem passada. O ideal é que ela esteja rosada por dentro. “Tudo depende da preferência de cada um, mas temos que ter em mente que o ponto da carne está diretamente ligado a sua maciez e suculência. Quanto mais passada a peça, mais rígida se tornará”, afirma.

8) O descanso da carne

O churrasco melhora bastante se você deixar a carne descansar um pouco antes de servir. Isto auxilia para que as fibras do ingrediente voltem ao formato original e, desta forma, mantenham a suculência. Você pode fazer o teste e conferir a diferença.

9) Como cortar a carne

Como cortar a carne de maneira correta
Pixabay
Como cortar a carne de maneira correta

Existe uma grande discussão a este respeito. E, na hora do corte, a dúvida é: contra as fibras ou a seu favor? “Indico cortar contra, desde que se respeite um bom selamento para não perder a suculência. Isso também facilitará a mastigação, pois você dividiu as fibras em pedaços menores”, explica Caio.

10) A sequência de um bom churrasco

Comece com alguns petiscos para acompanhar as bebidas, como uma linguiça ou asinha de frango. Enquanto seus convidados apreciam as entradas, dê início ao preparo da carne principal.

Lembre-se de que se a peça for inteira, você deverá colocar no fogo até antes mesmo do petisco. Já os cortes mais finos podem ser feitos na hora. Surpreenda seus convidados com uma sobremesa feita na própria churrasqueira. “Frutas como abacaxi, maçã e banana grelhadas ficam uma delícia e uma opção é servir com sorvete”, finaliza.

Leia também: Cada churrasqueira, um jeito de assar a carne

Depois dessas dicas, você já deve saber como fazer um bom churrasco! Então, fogo na brasa e bom apetite.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!