Tamanho do texto

Saiba mais sobre os benefícios da banana, fruta que oferece o melhor dos dois mundos: um sabor delicioso e muitos nutrientes; confira duas receitas

A banana é uma das frutas favoritas da maioria dos brasileiros, mas você sabe quais são os benefícios da banana?
Thinkstock/Getty Images
A banana é uma das frutas favoritas da maioria dos brasileiros, mas você sabe quais são os benefícios da banana?


Que a banana é uma fruta deliciosa nós já sabemos. Mas, você tem ideia de como ela faz bem para o nosso organismo e contribui para o nosso bem-estar?  A nutricionista esportiva funcional e clínica da Estima Nutrição, Letícia Mendes, contou ao iG os benefícios da banana, qual tipo é mais nutritivo e se há alguma restrição ao seu consumo.

Primeiramente, é importante saber que um dos principais benefícios da banana é ser uma opção barata e rápida para dar energia em dias que você sente que está sem “pique” para sair de casa. Isso porque ela é fonte de dois fatores importantes para o nosso organismo: carboidrato , dando a sensação de energia, e também fibras alimentares , que promove saciedade.

Leia também: Olha a banana!

Além disso, outro elemento que a fruta amarela fornece e pouca gente sabe é o triptofano. O nome não é tão familiar, mas seus efeitos podem ser muito interessantes, principalmente nos tempos de correria em que vivemos:  “Por ser fonte de triptofano , a banana aumenta a sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e depressão, além de auxiliar na modelação do sono”,  explica a nutricionista.

Mas, e quanto ao tipo?  Maçã , terra , nanica , prata ou ouro:  qual ganha no quesito nutriente? “A banana da terra é a que contém maiores índices de nutrientes e minerais como o potássio, vitamina C e A, porém é a maior em tamanho e mais calórica. A banana ouro é a menor, porém com maior valor calórico”, esclarece a profissional. 

Outro alimento proveniente da fruta e que tem sido muito comentado recentemente é a biomassa de banana . Segundo a nutricionista, os benefícios destacam-se pelos altos índices de uma fibra alimentar específica, que melhora o trânsito do nosso intestino e, portanto, dá saciedade através da proliferação de bactérias boas.

Leia também: Purê de banana-da-terra

Porém, ainda surgem muitos mitos em relação à restrição do consumo da fruta. Letícia afirma que “não existe contraindicação do consumo de bananas em indivíduos saudáveis. Em relação à diabéticos, apenas devemos repensar em como iremos consumi-las e pessoas com insuficiência renal também devem diminuir o consumo pela quantidade de potássio que a fruta possui”.

Com tantos benefícios, a banana não pode faltar na sua dieta, né? Por isso, confira duas receitas exclusivas, sugeridas pela nutricionista, para consumirmos essa fruta que, além de deliciosa, faz tão bem a nossa saúde, em muitos aspectos.

Leia também: Banana da entrada à sobremesa: receitas para uma refeição completa com a fruta

1) Bolinho de Micro-ondas

Ingredientes

  • 1 ovo batido
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 c. de café de fermento químico
  • 1 banana
  • 1/2 colher de sopa de cacau em pó ou canela em pó

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e dispor em 2 forminhas de silicone. Apenas 1 minuto e meio no microondas e está pronto.

2) Bolo de Banana (1 pedaço de 9cmx9cm)

Ingredientes

  • 5 bananas
  • 3 ovos
  • 200g de farelo de aveia (ou farinha)
  • Canela
  • Coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento
  • Uva passa a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes e dispor em uma forma untada com óleo de coco e canela e colocar em forno médio preaquecido por 30 minutos.

Leia mais: Saudável e fácil de fazer, biomassa de banana verde é aliada da dieta

Depois de saber os benefícios da banana, acho que você vai querer incluir mais essa fruta na sua dieta, não é mesmo? Não perca tempo! 

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.