Tamanho do texto

Não subestime o poder do micro-ondas: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

Quem disse que bolo no micro-ondas não fica fofinho? A receita da semana de Filipe Nascimento, do Micro Sobrevivência, mostra que bolo e micro-ondas combinam, sim. E para incrementar, ele faz uma versão com refrigerante.  

Aprenda a fazer torta doce no micro-ondas e mais delícias com creme de avelã

Bolo de refrigerante de laranja no micro-ondas fica fofinho e aerado
Reprodução/Micro Sobrevivência
Bolo de refrigerante de laranja no micro-ondas fica fofinho e aerado


O refrigerante dá sabor e cor ao bolo, sem contar que deixa com uma cobertura cremosinha. Filipe usa a bebida de laranja em sua receita, mas você pode testar com outros refrigerantes também, basta seguir as mesmas proporções dos ingredientes. Assista ao vídeo com o passo a passo e dicas de Filipe e confira a íntegra abaixo: 


Íntegra do bolo de refrigerante de laranja no micro-ondas

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 copo de refrigerante de laranja
4 ovos
1 colher de fermento em pó

Comece misturando os alimentos secos. Adicione um copo de refrigerante de laranja. Misture e, depois, coloque os ovos (e Filipe tem uma dica simples, mas muito importante: quebre os ovos em um recipiente separado. Assim, se algum estiver ruim não irá estragar toda sua receita). Finalize com uma colher de fermento em pó. Mexa bem até conseguir uma massa homogênea. Cozinhe por 18 minutos na potência média do micro-ondas. Passado esse tempo, deixe o bolo mais 18 minutos dentro do aparelho, com ele desligado.

Bolo de refrigerante no forno

Se você prefere o tradicional forno, também separamos duas ideias de bolos com a bebida gasosa. Ainda com o refrigerante de laranja é possível fazer um saboroso pão-de-ló . A massa leva uma lata da bebiba. 

Para incrementar a receita, a ideia é finalizar o bolo com uma geleia que leva laranja, limão, água e açúcar. Ótima ideia para o café da tarde. 

Pão de ló também leva refrigerante na receita
Arquivo
Pão de ló também leva refrigerante na receita


A bebida de coca dá um sabor a mais ao bolo de chocolate . Para essa receita você vai usar uma latinha da bebida, além dos ingredientes tradicionais do bolo, como farinha, ovos e achocolatado. A cobertura também leva achocolatado em pó e fica bem cremosa. Com o refrigerante, o doce fica úmido e ainda fofinho. 

A vantagem do bolo de refrigerante de Filipe Nascimento é que fica pronto em pouco mais de meia-hora. As versões no forno levam um pouco mais de tempo para assar e todo o preparo leva em torno de uma hora. 

_______________________________________________________________________

Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG
Divulgação
Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG

*A concepção e apresentação do programa é de Filipe Nascimento, de 26 anos, que deixou a família no Guarujá, litoral paulista, para se virar sozinho na capital. Ele encontrou no micro-ondas um grande aliado para preparar refeições gostosas e resolveu mostrar suas habilidades - e suas tatuagens - no canal do Youtube "Micro Sobrevivência."

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.