Tamanho do texto

Não subestime o poder desse eletrodoméstico: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

Polpetone é uma receita clássica italiana e vai ficar difícil resistir a esta versão apresentada por Filipe Nascimento. Nosso colunista ensina a preparar o prato - que mistura queijo e carne moída  - no micro-ondas em uma receita prática e rápida. 

Aprenda a fazer polpetone no micro-ondas
Reprodução/Micro Sobrevivência
Aprenda a fazer polpetone no micro-ondas


No vídeo abaixo, Filipe mostra o passo a passo para fazer polpetone  e tudo fica pronto em menos de 10 minutos! 


Íntegra da receita de polpetone no micro-ondas:

- 250 gramas de patinho moida

- queijo muçarela para o recheio

- molho de tomate

- azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Comece temperando a carne moída com o sal e a pimenta. Modele a massa de carne na mão como Filipe mostra no vídeo. Em um prato, coloque parte da carne, o queijo como recheio e o restante da carne. Lembre-se de fechar as laterais para evitar que o recheio vaze. Regue com azeite e leve ao micro-ondas por cinco minutos. Use a tampa própria para o utensilio para cobrir sua carne.

Antes de servir, cubra com molho de tomate de sua preferência. Para finalizar, Filipe ainda usa um fio de azeite.

Outras versões de polpetone

Polpetone é uma receita tradicional italiana
Dulla
Polpetone é uma receita tradicional italiana

Para a receita no micro-ondas, Filipe usou como base o patinho, mas você pode escolher a carne moída de sua preferência. Além disso, também é possível variar a proteína. Uma ideia é usar sobras de peru  e fazer uma versão com carne branca. O modo de preparo também é diferente. Neste caso, o polpetone é empanado no ovo e na farinha de rosca e frito em óleo quente. 

Em outra receita, a massa do polpetone é feita com pão umidecido no leite. A carne vai ao forno e leva queijo dentro e fora. No recheio, a opção é a muçarela. Por cima, parmesão ralado para gratinar. Veja os detalhes dessa receita de polpetone gratinado

Curiosidades sobre o polpetone

Registros indicam que essa delícia foi inventada na Itália , por volta do séclo XIV. A ideia era aproveitar as sobras de carne e de pão. Os ingredientes foram misturados e, assim, criada a massa. 

Com o tempo, o polpetone foi ganhando diferentes recheios. Em Nápoles, por exemplo, a tradição é rechear com outras carnes, como linguiça, presunto e salame, além de ovos. Entretanto, o mais comum ainda é o queijo, como fazemos aqui no Brasil. 

_______________________________________________________________________

Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG
Divulgação
Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG

*A concepção e apresentação do programa é de Filipe Nascimento, de 26 anos, que deixou a família no Guarujá, litoral paulista, para se virar sozinho na capital. Ele encontrou no micro-ondas um grande aliado para preparar refeições gostosas e resolveu mostrar suas habilidades - e suas tatuagens - no canal do Youtube "Micro Sobrevivência."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.