Tamanho do texto

Qual seu sabor preferido de pizza? E a massa, como fazer em casa? Chefs e especialistas ensinam diversas receitas

Pizza combina com reunião com amigos, jantar a dois, passeio em família e muitas outras ocasiões. Não importa sua preferência de recheio , uma bela receita de pizza garante a alegria de muita gente. 

A receita de pizza ideal para seu paladar pode ser feita em casa , com bons ingredientes e seu forno tradicional. A sugestão é colocá-la em uma assadeira na grade mais distante da chama de seu forno. 

As preparações são as mais diversas. A tradicional pizza caprese  leva mussarela, mussarela de búfala e tomate. A pizza marguerita pode ganhar uma nova versão com tomates assados , por exemplo. E há também os adeptos da pizza frita . Para quem está com pressa, vá de  pizza expressa

Receita de massa tradicional

Receita de pizza varia de acordo com seu gosto
Reprodução
Receita de pizza varia de acordo com seu gosto

A receita de pizza tradicional de massa leva farinha (1kg), sal (20g), fermento fresco (10g), água (700 ml) e um pouco de açúcar (5g), segundo preparo da Pizzaria Braz. O primeiro passo é misturar a farinha ao fermento. Depois são adicionados o açúcar e o sal. Os ingredientes são misturados com as mãos e, por último, é adicionada a água. Aí é o momento de misturar tudo e sovar a massa, que deverá descansar antes de ser aberta. 

Para fazer o disco, pege um pedaço de massa e faça uma bolinhas, com movimentos para dentro. Essa bolinha também deve descansar. Depois, abra a massa com a ponta dos dedos sobre uma superfície com farinha. Continue com um rolo até obter um disco fino. Levante a massa - aquele movimento típico das pizzarias - para retirar o excesso de farinha. Pronto! Essa receita rende 16 pizzas. Agora é só escolher o recheio. 

Pizza para crianças

Essa iguaria também pode fazer parte do cardápio das crianças. A massa é um tipo de carboidrato e isso dá energia para os pequenos. Para deixa a receita mais nutritiva, uma sugestão é adicionar farinha integral, rica em fibras, ao preparo. "Para as crianças com intolerância ao glúten, pode-se substituir a farinha de trigo pela batata doce e amido de milho, farinha de arroz ou polvilho doce. Na cobertura, podemos escolher queijos menos gordurosos, que irão fornecer cálcio e magnésio, importantíssimo para o crescimento e maturação óssea infantil", indica Flávia da Silva Santos, professora de nutrição da Faculdade Anhanguera. 

Investir na cobertura, segundo a professora, também pode ser uma forma de inserir alguns alimentos que nem sempre são bem vistos pelas crianças. Oferecer uma salada com brócolis não é tão interessante quanto uma pizza, não é? 

Além disso, os pequenos vão se divertir ajudando os pais a sovar a massa. Fazer pizza vira uma grande brincadeira para a família. 

Flávia ensina uma receita de massa de batata doce e outra de massa integral. Veja abaixo: 

Massa de batata doce

1 ½ xícara (chá) de farinha de arroz
1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
2 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada
2 ½ colher (café) de fermento biológico seco
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
1/2 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada
2 ovos
1/2 xícara (chá) de água morna
1/4 de xícara (chá) de óleo de girassol

Modo de fazer:

Dissolva o fermento e o açúcar na água. Deixe descansar por 10 minutos (ou até formar uma espuma). Bata os ovos rapidamente com o azeite e a batata. Em seguida, adicione o fermento. Junte os ingredientes secos já misturados (aos poucos e só até dar o ponto de uma massa homogênea) e amasse muito bem até desgrudar totalmente das mãos. Deixe descansar coberta com um pano na geladeira por 15 minutos. Abra os discos sobre um pedaço de filme plástico. Espalhe um pouco do molho e pré-asse em forno médio (180 °C) por 20 minutos.

Massa integral para pizza

1 ½ xícaras de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de trigo
1 colher sopa margarina light derretida
1 xícara de água morna
10 a 15 g de fermento biológico
Sal a gosto

Modo de fazer:

Em um refratário, despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal. Acrescente a margarina e, na sequência, metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando a mistura estiver homogeneizada, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha. Deixe descansar por 15 minutos. Espalhe na forma e coloque a cobertura.

Pizza na dieta

Essa delícia também é apontada como vilã em muitas dietas por causa dos queijos pesados do recheio e da farinha branca da massa. Mas calma, basta consumir com moderação que é possivel apreceriar a iguaria sem se comprometer com a balança. Para a nutricionista Patrícia Cruz, dá para incluir a pizza uma vez por semana no cardápio, com até duas fatias pequenas. 

Para deixar a versão mais saudável, opte por queijos mais magros, como cottage ou mussarela de búfala. Incremente com verduras, como escarola ou rúcula, e também tomate, brócolis, abobrinha. Para a massa, aposte na versão integral. 

A médica nutróloga e ortomolecular Bruna Camarão ainda mostra como fazer uma pizza fit . Essa receita de pizza 323,7 kcal, 29,7g de proteína, 19,9g de carboidratos e 13,14g de lipídios. 

Receita de pizza fit para não comprometer a dieta
Divulgação
Receita de pizza fit para não comprometer a dieta


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.