Tamanho do texto

Afinal, a carne suína é nociva à saúde? Descubra o que verdade sobre esta carne, que é popular e está sempre em alta

A barriga de porco equilibra carne e gordura e é corte que está na moda
Divulgação
A barriga de porco equilibra carne e gordura e é corte que está na moda

Houve um tempo em que em dietas saudáveis não se comia carne de porco. "É gordurosa demais, transmite doenças", dizia a voz do povo. Mas esse quadro mudou, e não é de hoje. Desde XX os criadores conseguiram XXXX.

Que a carne de porco é gostosa muita gente já sabe. Pesquisas feitas no País apontam 92% de aceitação, no quesito sabor. Na mesma enquete, cerca de 35% dos entrevistados considera o alimento perigoso e nocivo à saúde. Com a ajuda da nutricionista Patricia Scarfoni Negrão, do Hospital Samaritano , em São Paulo, revelamos as verdades sobre o popular e saboroso alimento. 



Siga o iG Comida no Facebook e no Twitter

Carne de porco é prejudicial à saúde?
 Não. Acarne suína disponível atualmente no mercado não é gordurosa nem faz mal à saúde. Ao contrário, é tum alimento nutritivo, equilibrado, rico em vitaminas e minerais.

Cozido, cru, defumado...são muitos os tipos de presunto. Na foto, o português de Chaves, considerado o melhor do gênero no país
Getty Images
Cozido, cru, defumado...são muitos os tipos de presunto. Na foto, o português de Chaves, considerado o melhor do gênero no país
Carne de porco transmite doença?
Existe o mito de que a carne de porco transmitiria a cisticercose. O que muita gente não sabe é que a doença pode ser provocada por qualquer tipo de carne,  verduras ou frutas mal lavadas. Atualmente, com as técnicas utilizadas nas suinoculturas, é praticamente impossível a contaminação. Os animais criados soltos têm maior probabilidade de transmitir a enfermidade.

A carne de porco hoje é mais saudável do que  antigamente?
Sim. Desde 1980, a carne de porco perdeu 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol. Essas mudanças se devem aos avanços da genética, através do cruzamento e seleção de animais. O percentual de carne magra era de 50% antes da década de 80. Atualmente, a carne magra representa de 58% a 62%.


É verdade que não se deve ingerir carne de porco depois de fazer tatuagem?

Claro que não! Carne de porco e tatuagens não têm nenhuma relação.

A carne de porco é muito gorda, com altos níveis de colesterol e de difícil digestão?
Atualmente, o nível de colesterol contido na carne de um suíno é semelhante às outras carnes (bovinos e aves) e está perfeitamente adequado às exigências do consumidor. É importante saber que a quantidade de colesterol não está diretamente relacionada à quantidade de gordura.

Um exemplo claro disso é o camarão, que apesar de ter menos gordura do que o suíno, apresenta taxas maiores de colesterol - de 97 a 164 mg/100g, enquanto a carne suína tem entre 56 e 97 mg/100g de colesterol. Outro exemplo: O nível de gordura em 100g lombo cozido é de aproximadamente 6,7g, enquanto em 100g de filé mignon cozido chega a 10g


A carne de porco é mais gorda do que as outras?
Não. Além disso, a carne suína possui maior quantidade de gorduras boas, chamadas de insaturadas do que as ruins, conhecidas como saturadas. São 65% contra 35%. E ela ainda é rica em ácido linoleico, que neutraliza de forma eficaz os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada.


Carne de porco causa alergia?
Alergias são raramente causadas pela carne suína. Os alimentos desencadeantes de alergia alimentar variam de acordo com a idade de exposição e com os costumes regionais, além de outros fatores. São aceitos como principais alimentos relacionados à alergia alimentar: leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes, peixes e frutos do mar.


Usar limão na carne de porco diminui a gordura e melhora a digestão?

Infelizmente, não. O sabor cítrico até diminui a sensação gordurosa, mas é só.

Como viram, ninguém precisa abrir mão dos deliciosos pratos com carne suína. Dá para aproveitar o lombo , a linguiça do churrasco , o torresmo . Sem medo, mas com moderação. Sempre.

Veja também: aprenda receitas com barriga de porco

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.