Sempre tem aquele dia que bate uma preguiça de ir para cozinha e preparar algo para comer. Quando isso acontece é comum apelar para o fast food, mas quando não é possível, você é obrigado a improvisar alguma coisa. Agora já parou para pensar o que os chefs de cozinha fazem quando não querem chegar perto do fogão? Sim, até eles têm momentos em que não querem passar horas na cozinha elaborando pratos!
O chef de cozinha Rodrigo Schweitzer, vencedor da terceira temporada do Hell's Kitchen , tem uma rotina agitada. Ele cuida do próprio restaurante, dá aulas de culinária e não deixa de praticar exercícios físicos diariamente. Com essa correria, Rodrigo confessa que, na maioria das vezes quando chega em casa, a última coisa que quer é cozinhar.
“Eu costumo dizer que sou o mestre em fazer miojo e a minha versão gourmet é a melhor da face da terra”, brinca o chef. Ele acredita que não passou na seleção de uma competição culinária por causa desse prato. “A equipe me perguntou o que eu tinha comido antes de ir para lá e eu respondi: um miojo, porque é o melhor custo benefício entre a fome e a preguiça”, conta Rodrigo.
Receitas simples
Ficou curioso para saber como o chef prepara o miojo gourmet ? Ele explica que cozinha a massa por volta de 2 minutos e 30 segundos. Em uma panela separada, ele coloca azeite, alho, ervas, pimenta do reino, salsinha e queijo. Ele joga a massa ainda quente nesta mistura e diz que, dessa forma, o sabor é incorporado melhor. Para finalizar, o chef coloca um parmesão ralado por cima do macarrão instantâneo.
Lanche crocante
Outra opção de Rodrigo é um lanche crocante. Primeiro, ele passa manteiga em duas fatias de pão de forma e joga queijo ralado por cima. No meio das duas partes do pão, coloca queijo fatiado. Depois, leva para a frigideira . O queijo ralado da parte de fora do pão ficará crocante e o queijo que está no meio das duas fatias vai derreter.
Você viu?
Pavê rápido
Para a sobremesa o chefe também faz algo simples. “Pego um creme de avelã e a mesma quantidade de creme de leite e misturo. Depois eu molho a bolacha de maisena no leite, faço uma camada com ela e outra com o creme. Vou repetindo até acabar. Se deixar o pavê algumas horas na geladeira, ele vai ficar mais denso e saboroso, mas é difícil resistir e não comer antes”, afirma o chef.
Rodrigo revela que, em casa, os chefs de cozinha preferem fazer coisas práticas. “Nós cozinhamos para os outros. É comuns os chefs chegarem em casa, colocar uma salsicha no micro-ondas, deixar ela estalar e depois comer com ketchup e mostarda. Eu já fiz muito isso”, completa aos risos.
Pipoca
Uma outra refeição popular entre os chefs é a pipoca caseira , que leva menos de 10 minutos para ser feita. “Eu não vejo nenhuma diferença entre comer uma tigela de uma boa pipoca e comer um prato de macarrão no jantar. Pelo menos, a pipoca é cheia de fibra, ao contrário da massa”, disse a chef e instrutora culinária Erica Wides, ao site americano “Today”.
A autora de “The Truly Healthy Family”, Tina Ruggiero, revelou ao mesmo site que não prepara uma simples pipoca. “Não faço aquelas de micro-ondas, assim evito os produtos químicos, manteigas sintéticas, e as quantidades épicas de sódio encontradas nesses embalados”, afirma.
Tina sugere que, para incrementar a pipoca, você adicione um pouco de manteiga derretida, alecrim picado, uma pitada de alho em pó, sal e parmesão ralado. A chef de cozinha garante que fica muito saboroso e nutritivo.