Tamanho do texto

De miojo gourmet à pipoca incrementada. Veja as receitas que chefs como Rodrigo Schweitzer e outros fazem em casa

Sempre tem aquele dia que bate uma preguiça de ir para cozinha e preparar algo para comer. Quando isso acontece é comum apelar para o fast food, mas quando não é possível, você é obrigado a improvisar alguma coisa. Agora já parou para pensar o que os chefs de cozinha fazem quando não querem chegar perto do fogão? Sim, até eles têm momentos em que não querem passar horas na cozinha elaborando pratos! 

Chef de cozinha Rodrigo Schweitzer confessa que em casa prefera fazer algo simples para comer
Arquivo pessoal
Chef de cozinha Rodrigo Schweitzer confessa que em casa prefera fazer algo simples para comer


O chef de cozinha Rodrigo Schweitzer, vencedor da terceira temporada do Hell's Kitchen , tem uma rotina agitada. Ele cuida do próprio restaurante, dá aulas de culinária e não deixa de praticar exercícios físicos diariamente. Com essa correria, Rodrigo confessa que, na maioria das vezes quando chega em casa, a última coisa que quer é cozinhar.

“Eu costumo dizer que sou o mestre em fazer miojo e a minha versão gourmet é a melhor da face da terra”, brinca o chef. Ele acredita que não passou na seleção de uma competição culinária por causa desse prato. “A equipe me perguntou o que eu tinha comido antes de ir para lá e eu respondi: um miojo, porque é o melhor custo benefício entre a fome e a preguiça”, conta Rodrigo.

Receitas simples

Ficou curioso para saber como o chef prepara o miojo gourmet ? Ele explica que cozinha a massa por volta de 2 minutos e 30 segundos. Em uma panela separada, ele coloca azeite, alho, ervas, pimenta do reino, salsinha e queijo. Ele joga a massa ainda quente nesta mistura e diz que, dessa forma, o sabor é incorporado melhor. Para finalizar, o chef coloca um parmesão ralado por cima do macarrão instantâneo.

Miojo pode ser uma ótima saída na hora da preguiça
Edu Cesar
Miojo pode ser uma ótima saída na hora da preguiça


Lanche crocante

Outra opção de Rodrigo é um lanche crocante. Primeiro, ele passa manteiga em duas fatias de pão de forma e joga queijo ralado por cima. No meio das duas partes do pão, coloca queijo fatiado. Depois, leva para a frigideira . O queijo ralado da parte de fora do pão ficará crocante e o queijo que está no meio das duas fatias vai derreter.

Pavê rápido

Para a sobremesa o chefe também faz algo simples. “Pego um creme de avelã e a mesma quantidade de creme de leite e misturo. Depois eu molho a bolacha de maisena no leite, faço uma camada com ela e outra com o creme. Vou repetindo até acabar. Se deixar o pavê algumas horas na geladeira, ele vai ficar mais denso e saboroso, mas é difícil resistir e não comer antes”, afirma o chef.

+ Pavê de bombom

Rodrigo revela que, em casa, os chefs de cozinha preferem fazer coisas práticas. “Nós cozinhamos para os outros. É comuns os chefs chegarem em casa, colocar uma salsicha no micro-ondas, deixar ela estalar e depois comer com ketchup e mostarda. Eu já fiz muito isso”, completa aos risos.

Pipoca

Uma outra refeição popular entre os chefs é a pipoca caseira , que leva menos de 10 minutos para ser feita. “Eu não vejo nenhuma diferença entre comer uma tigela de uma boa pipoca e comer um prato de macarrão no jantar. Pelo menos, a pipoca é cheia de fibra, ao contrário da massa”, disse a chef e instrutora culinária Erica Wides, ao site americano “Today”.

Pipoca fica pronta em minutos e ganha um toque especial com temperos de chefs
Edu Cesar
Pipoca fica pronta em minutos e ganha um toque especial com temperos de chefs


A autora de “The Truly Healthy Family”, Tina Ruggiero, revelou ao mesmo site que não prepara uma simples pipoca. “Não faço aquelas de micro-ondas, assim evito os produtos químicos, manteigas sintéticas, e as quantidades épicas de sódio encontradas nesses embalados”, afirma.

Tina sugere que, para incrementar a pipoca, você adicione um pouco de manteiga derretida, alecrim picado, uma pitada de alho em pó, sal e parmesão ralado. A chef de cozinha garante que fica muito saboroso e nutritivo.

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.