Apesar de ser lembrado como uma bebida clássica e sofisticada, o whisky era considerado a “água da vida” e utilizado até para fins medicinais. Por sua importância no universo da destilaria e, até mesmo, em outros setores, a bebida ganhou um dia em sua homenagem.
O Dia Internacional do Whisky foi criado no dia 27 de março de 2008. Porém, a data só foi comemorada no ano seguinte, durante o Whisky Festival Northern Netherlands, um dos principais festivais dedicados a ele e que reúne diversos amantes europeus da bebida todos os anos.
Origem da data
27 de março foi escolhido por ser o dia em que nasceu o escritor inglês Michael James Jackson. Ele foi o responsável por escrever diversas obras sobre a bebida, como o livro The Malt Whisky Companion (1989) e Whisky (2005), vencedor do prêmio James Beard Foundation Book Award. Por meio de seus livros, ele conseguiu popularizar mundialmente o whisky e fornecer informações importantes e de grande relevância para o setor da coquetelaria.
A palavra whisky vem do escocês gaélico uisge beatha , que significa água da vida. A origem da bebida é bastante discutida, já que alguns afirmam que surgiu na Índia e na Irlanda. O fato é que o primeiro registro do whisky oficial é de 1494, quando o rei escocês James IV autorizou o envio de 1.200 quilos de cevada maltada para que fosse produzida a água da vida.
Whisky na produção de drinks
Consumidores mais conservadores costumam dizer que o whisky é uma bebida que deve ser consumida apenas pura, outros preferem saborear o destilado com energético e produtos similares. O fato é que deve ser consumido da forma que o consumidor preferir, ou seja, sem regras.
Para quem quer brindar a data saboreando drinks produzidos com a bebida, Tháys Paiva, bartender parceira da Kalvelage, explica como preparar 2 receitas com o destilado . Confira!
Whisky Sour
Ingredientes
- 1/2 clara de ovo
- 60 ml de whisky
- 2 colheres de açúcar
- 30 ml de suco de limão-siciliano
- Gelo a gosto
- 1 limão-siciliano
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, coloque o whisky, o gelo, o açúcar, o suco de limão, a clara de ovo e agite com força até sentir que o copo está gelado. Passe o drink da coqueteleira para o copo com gelo utilizando um coador. Enfeite com a casca de um limão-siciliano.
Manhattan
Ingredientes
- 50 ml de whisky
- 25 ml de vermute rosso
- Gelo a gosto
- 1 cereja
- 5 gotas de angostura
Modo de Preparo
Coloque o whisky, a angostura, o gelo e o vermute em uma coqueteleira e mexa por aproximadamente um minuto. Coloque o líquido coado em uma taça previamente resfriada sem o gelo e depois decore com uma cereja.
Por Renato Lopes Aranha