Em 2022, a seleção da Holanda volta a disputar a Copa do Mundo. Isso porque a equipe não se classificou para a competição em 2018. Apesar disso, é considerada uma seleção tradicional – mesmo nunca tendo vencido uma Copa –, por causa de seus atletas e por já ter ficado em segundo por 3 vezes.
Outro aspecto memorável do país é a culinária, pois as comidas típicas são repletas de sabor. Famosa pelos quitutes, a cozinha holandesa recebe bastante influência dos países vizinhos. Para conhecer um pouco mais sobre a Holanda, selecionamos 3 pratos tradicionais para você experimentar. Confira!
Bitterballen
Ingredientes
- 5 colheres de sopa de manteiga
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 700 ml de caldo de carne bovina
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 400 g de carne cozida e desfiada
- Sal, pimenta-do-reino moída e noz-moscada em pó a gosto
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo para empanar
- 2 ovos batidos
- 1/2 xícara de chá de farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até formar uma pasta homogênea e grossa. Em seguida, coloque o caldo de carne lentamente. Cozinhe em fogo baixo e acrescente a cebola, a salsa, a carne desfiada, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada e misture. Despeje a mistura em um recipiente, cubra com plástico insulfilm e leve à geladeira até ficar firme. Com a massa já fria, faça bolinhas. Depois, passe-as na farinha de trigo, no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca. Coloque os bolinhos em uma assadeira e leve à geladeira até firmar. Coloque o óleo em uma frigideira e leve ao fogo médio. Frite os bolinhos até dourarem. Sirva em seguida com o molho que desejar.
Stamppot
Ingredientes
- 5 batatas
- 6 folhas de couve cortadas em fatias finas
- Azeite e sal a gosto
- 1 linguiça tipo alemã cortada em rodelas
- 50 g de bacon picado
- 100 ml de leite
- Água
Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, refogue a couve junto com o bacon e reserve. Descasque as batatas, coloque em uma panela, cubra com água e uma pitada de sal e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macias. Depois, escorra a água e amasse-as bem até chegar ao ponto de purê. Em uma outra panela, coloque o purê de batatas e adicione a mistura de couve e bacon . Leve ao fogo médio. Acrescente o leite e cozinhe por 5 minutos, mexendo até incorporar tudo. Em uma panela com água, ferva a linguiça em rodelas por cerca de 30 minutos. Depois, escorra e descarte a água. Por último, monte o prato com o purê e a linguiça por cima.
Stroopwafel
Ingredientes
Massa
- 250 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga derretida
- 75 g de açúcar cristal
- 1 ovo
- 25 g de fermento biológico em pó
- 1 colher de sopa de água morna
Calda
- 200 g de melado de cana
- 125 g de açúcar mascavo
- 100 g de manteiga derretida
- 1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo
Massa
Em um copo, dissolva o fermento seco na água morna. Depois, em um recipiente, misture a farinha de trigo com a manteiga, o açúcar e o ovo. Por fim, adicione o fermento dissolvido, misture e deixe a massa descansar por 30 minutos. Em seguida, faça bolinhas com a massa. Aqueça o aparelho de waffles. Coloque a massa, feche a tampa e asse até ficar dourada.
Calda
Em uma panela, coloque o açúcar mascavo e leve ao fogo baixo para derreter. Depois, coloque a manteiga derretida, a canela em pó e o melado e mexa bem até dar um ponto de calda mais encorpada. Sirva o stroopwafel com a calda.