Produtos de beleza veganos: especialista dá dicas para comprar corretamente
Matilde Freitas
Produtos de beleza veganos: especialista dá dicas para comprar corretamente

Entenda a diferenças entre produtos veganos e livres de testes em animais e aprenda a escolher

Na hora de comprar um produto de beleza livre de testes em animais, é importante prestar atenção em alguns fatores. Por isso, veja como a expert em beleza natural e vegana Nyle Ferrari faz essa análise. “Primeiro, pela composição. A formulação precisa ter ao menos 90% de ingredientes naturais, preferencialmente orgânicos. Ingredientes tóxicos e polêmicos como parabenos, ftalatos, derivados de formol, sulfatos, filtros químicos como a benzofenona também não entram. Marca que testa em animais nem pensar, componentes que sejam derivados de animais também não utilizo”.

> Veganismo: a filosofia que defende os animais não é “coisa da elite”

Diferenças entre produtos veganos e livres de testes em animais

Quando uma empresa diz que não testa em animais, não quer dizer que seus produtos sejam veganos, pois podem usar na composição ingredientes de origem animal.

“As classificações, certificações e selos têm critérios diferentes. Um cosmético contendo mel e colágeno animal pode não ter sido testado em animais , mas não é um produto vegano por ter ingredientes de origem animal. Para saber quais cosméticos não são testados em animais, a maneira mais fácil é buscar pelos selos cruelty-free (livres de crueldade) e pelas listas disponibilizadas por algumas ONGs”, indica Antoniana Ottoni, advogada com mestrado em Política e Gestão Ambiental.

Produtos de beleza veganos são eficazes

A jornalista Nyle Ferrari sugere levar em conta o impacto das embalagens no meio ambiente. “Opto por produtos com refil, feitos de materiais biodegradáveis, reciclados, ou que sejam menos danosos para o meio ambiente”, conta. Muitas pessoas têm receio de usar esses produtos por acreditarem que não possuem a mesma eficácia dos produtos que estão acostumadas. Mas a expert em beleza natural e vegana afirma que eles oferecem os mesmos benefícios

“Em primeiro lugar, porque cosméticos veganos são testados de maneira alternativa e são seguros da mesma forma. Mas não basta ser só vegano, pois cosméticos veganos podem conter ingredientes nocivos para a saúde e para o meio ambiente, eles apenas não são testados em animais e nem possuem ingredientes vindos deles. Como alternativa, cosméticos naturais são uma bomba de antioxidantes, vitaminas, minerais e outros componentes que nutrem, hidratam e cuidam da pele, sem agressões à saúde humana, ao meio ambiente e aos animais”, explica Nyle Ferrari. 

> Moda vegana: veja como manter o estilo sem explorar os animais

Pesquise antes de comprar

Para quem não tem costume de consumir cosméticos livres de testes em animais , pode ser um pouco mais difícil identificar quais são realmente veganos. Por isso, é importante fazer uma pesquisa antes de escolher determinado produto. Além de evitar o consumo de produtos testados em animais, você também pode participar de campanhas pela luta contra o fim desses testes.

Quer saber mais sobre o mundo vegano? Confira a revista Veganismos!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!