Aprenda a preparar diferentes opções deste delicioso prato típico
O almoço de sábado é o dia perfeito para uma feijoada! Se servida com arroz, couve e torresmo, ela pode ficar ainda mais deliciosa. Pensando em tornar o almoço do seu fim de semana ainda mais gostoso, separamos 3 receitas de feijoada saborosas. Confira!
3 receitas deliciosas para intolerantes ao glúten
Feijoada simples
Ingredientes
- 200 g de feijão preto
- 2 gomos de paio cortado em rodelas
- 1 gomo de linguiça calabresa cortada em rodelas
- 200 g de bacon picado
- 3 folhas de louro
- 3 dentes de alho picado
- Cebolinha picada a gosto
- Água
Modo de preparo
Na panela de pressão, cubra o feijão com água e cozinhe por 15 minutos, após pegar pressão. Enquanto isso, em outra panela, ferva por 10 minutos as linguiças e o bacon em água para retirar o excesso de sal. Em seguida, escorra a água das linguiças e do bacon. Coloque o bacon em uma frigideira e leve para fritar até ficar dourado. Reserve. Depois, frite também as linguiças até dourarem e reserve.
Após cozinhar o feijão, aguarde a pressão da panela sair e coloque o bacon e as linguiças fritas na panela. Na mesma frigideira usada para fritar as linguiças e o bacon, frite o alho com as folhas de louro até dourar. Adicione ao feijão, mexa bem e deixe na pressão por mais 15 minutos. Depois, aguarde a pressão sair e deixe a feijoada ferver por 10 minutos em fogo alto, com a panela destampada, até o caldo engrossar. Por último, adicione a cebolinha picada, misture e sirva em seguida.
3 receitas de bolos de liquidificador
Feijoada com legumes
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de feijão-branco
- 5 1/2 xícaras de chá de água
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 2 talos de salsão picados
- 2 gomos de linguiça calabresa cortada em rodelas
- 2 mandioquinhas picadas
- 1 batata-doce cortada em cubos
- 1 cenoura cortada em rodelas
- 1 chuchu cortado em cubos
- 1 espiga de milho verde cortada em rodelas
- 2 xícaras de chá de abóbora cabotiá cortada em cubos
- 1 xícara de chá de vagem picada
- 2 folhas de louro
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 xícara de chá de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Água
Modo de preparo
Coloque o feijão em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 2 horas. Escorra o feijão e lave-o em água corrente. Coloque o feijão na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo, após iniciar a pressão. Desligue o fogo, aguarde a pressão da panela sair e reserve.
Em outra panela, em fogo médio, aqueça o azeite, frite o alho e a cebola até dourar e acrescente o salsão e a linguiça calabresa. Deixe no fogo por 3 minutos, sempre mexendo. Adicione a mandioquinha, a batata-doce, a cenoura, o chuchu, o milho, a abóbora, a vagem, o louro, o cominho, o cheiro-verde, o sal, a pimenta-do-reino e o feijão cozido com o caldo. Cozinhe por 15 minutos ou até os legumes ficarem macios. Em seguida, desligue o fogo e sirva.
3 receitas de massa para o domingo
Feijoada branca
Ingredientes
- 500 g de feijão-branco
- 1 linguiça calabresa cortada em rodelas
- 1 paio cortado em rodelas
- 300 g de lombo de porco
- 300 g de carne-seca cortada em cubos
- 500 g de costelinha de porco
- 150 g de bacon picado
- 4 dentes de alho
- 5 folhas de louro
- Água
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a costelinha, a carne-seca e o lombo, cubra com água e deixe na geladeira por 24 horas (troque a água 3 vezes nesse período). Em outro recipiente, coloque o feijão-branco, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Escorra o feijão e lave-o em água corrente. Coloque o feijão na panela de pressão e cubra com água (5 dedos acima do feijão). Acrescente a linguiça, o paio, a carne seca, o lombo e o louro e leve ao fogo. Cozinhe por 30 minutos após iniciar a pressão. Reserve.
Enquanto isso, em uma panela, coloque a costelinha, cubra com água e leve ao fogo médio para ferver por 15 minutos e reserve. Em outra panela, coloque o bacon e o alho e leve ao fogo médio para dourar. Em seguida, adicione o feijão com as carnes, a costelinha e cozinhe até engrossar, mas sem deixar a costelinha desmanchar.