Quer vender ovos de Páscoa? Confira um guia prático de como fazer isso
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Quer vender ovos de Páscoa? Confira um guia prático de como fazer isso

Você piscou, o Carnaval acabou, logo, mercados e lojas começam a encher as prateleiras de ovos de Páscoa dos mais variados tipos e tamanhos. A Páscoa é uma das datas mais importantes do nosso calendário, tanto em significado como em lucratividade para o comércio.

Se você realmente quer um ovo de Páscoa ou se vai presentear alguém, veja se não há um tamanho menor ou de outra marca com o sabor parecido. Uma boa opção é fazer o próprio ovo de Páscoa . Você também pode comprar de produtores alternativos que colocam a mão na massa nessa época do ano para conseguir uma graninha extra .

Quem vai ao supermercado comprova que, a cada ano os preços dos ovos de Páscoa aumentam e os preços variam de acordo com as marcas! Uma alternativa para esse cenário — que fez e ainda faz bastante sucesso — é a fabricação de ovos de Páscoa caseiros.

A demanda cresceu tanto nos últimos anos que o mercado já está muito disputado, não somente entre quem fabrica artesanalmente, como também as grandes empresas e os microempreendedores. Dados do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de 2018, apontam um crescimento de cerca de 27,8% no setor de comércio de doces e bombons.

Qual é a alternativa, então?

Alguns fatores colaboram para esse crescimento: falta de oportunidade do mercado de trabalho, o preço diferenciado quando comparado ao mercado convencional das grandes empresas — que atrai os consumidores — e até a disponibilidade de opções personalizadas de sabores, por exemplo.

Além disso, confeccionar ovos de Páscoa caseiros pode ser uma boa fonte de renda nesse período e, quem sabe, continuar com a produção ao longo do ano com produtos diferenciados, como bolos e bombons.

Há alguns anos a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais vem ganhando cada vez mais espaço nessa época do ano, por se tratar de um produto diferenciado e que vem como alternativa aos tradicionais ovos de grandes empresas. O preço é mais acessível, a apresentação é diferente e quem compra tem a real sensação de estar dando um presente de verdade para alguém.

Mas, começar nesse mercado é uma tarefa que requer planejamento e estudo. É necessário pensar em tudo o que envolve a produção e a venda dos ovos de Páscoa caseiros. Afinal, há muitas pessoas competindo com você e que têm ideias diferentes. Como se destacar então para que o seu produto tenha saída? Como calcular a margem de lucro? Qual a demanda que seu público possui? São muitos detalhes que podem fazer a diferença no final da Páscoa.

Pensando nisso, preparamos o Guia de Páscoa, com dicas importantes para que você entre nesse mercado dos ovos de Páscoa caseiros com o pé direito e garanta aquela renda extra no final do mês!

Guia para vender ovos de Páscoa caseiros

É importante entender o negócio

A produção de ovos de Páscoa requer um conhecimento básico de técnicas para o manuseio do chocolate e os demais ingredientes. Por isso, se você é iniciante na cozinha ou quer se profissionalizar na área para oferecer um produto de boa qualidade, aposte nos cursos profissionalizantes que antecedem esse período.

Caso não seja possível, comece uma busca pela internet! Alguns sites oferecem livros digitais sobre o assunto, além de diversos vídeos presentes no YouTube. Dar uma boa experiência para o seu público fará que ele compre novamente com você no futuro.

Faça uma pesquisa de preços

Um passo importante para quem vai começar a produzir e vender ovos de Páscoa caseiros é fazer uma boa pesquisa sobre os ingredientes que envolvem sua confecção, bem como embalagens e outros produtos envolvidos. Uma dica é antecipar a compra dos produtos para que a variação de preço não tenha uma grande diferença nos cálculos finais de gasto.

Calculando valores

Alguns fatores envolvem diretamente o valor final do seu produto. Devemos considerar: os gastos com ingredientes, embalagens e recursos (água, luz, gás) e tempo necessário para se produzir uma unidade. O SEBRAE dá uma ótima dica para começar esses cálculos: Comece somando o valor gasto em chocolate, confeitos e embalagens e coloque uma margem de 100% a 200% em cima, além disso, preste atenção nos preços de mercado locais e nos concorrentes.

Não deixe de inovar!

Como o mercado de produtos artesanais é competitivo, pensar diferente é essencial. Procure entender qual a demanda do seu público, e pense em um leque de opções para eles. Além disso, investir no público de nicho pode ser um bom enfoque.

Você pode produzir ovos de Páscoa veganos , ovos de Páscoa customizáveis para as crianças, ovos de Páscoa fitness, etc. Pensar em embalagens diferenciadas ou até mesmo recheios diferentes, ajuda a alavancar seu negócio. A ideia é fugir das opções convencionais das grandes marcas.

Invista na divulgação dos seus produtos

Investir em divulgação é fundamental para quem quer vender ovos de Páscoa

Investir em divulgação é fundamental para quem quer vender ovos de Páscoa – Foto: Shutterstock

As redes sociais são canais excelentes para divulgar os seus produtos. Procure fazer boas fotos, bem iluminadas para valorizar o seu produto. Isso ajuda a atrair público e dar credibilidade ao seu negócio. Além disso, não esqueça de divulgar os seus contatos para as encomendas e as características principais do seu produto — preço, recheios disponíveis, promoções. Caso necessário, crie um perfil comercial para suas vendas, assim você consegue administrar com mais facilidade as demandas do seu público e do seu negócio.

Pagamento

Atualmente, existem diversas formas de pagamento disponíveis no mercado. Isso influencia diretamente na compra dos seus produtos. É importante pensar nas mais variadas opções de pagamento. Por isso, faça uma breve pesquisa e pense em quais possibilidades melhor se adaptam ao seu negócio.

Fidelize seu público

Não pense somente em oferecer um produto de qualidade ao seu cliente. O atendimento faz toda a diferença. Boas experiências ficam marcadas e isso acaba por fidelizar o seu público. Por isso, você pode pensar em desenvolver uma espécie de lembrancinhas ou até mesmo bilhetes feitos a mão.

Isso demonstra todo um cuidado com o produto que está sendo vendido e com o que ele significa para o seu cliente. Nessas horas, solte a imaginação para pensar a melhor forma de fazer da Páscoa uma experiência única e doce.

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