Apesar de muita gente achar que sim, sabia que cúrcuma e açafrão não são a mesma coisa? Pois é! A confusão pode acontecer porque a cúrcuma também é chamada de açafrão-da-terra. Por isso, é importante saber o que tem de tão especial no tempero.
Mas não é de hoje que a busca por benefícios à saúde especialmente em especiarias vem crescendo no Brasil. E quem conhece o potencial antioxidante e anti-inflamatório da cúrcuma a tem como queridinha logo de cara!
Além de ser muito benéfico, o tempero ainda é versátil na cozinha . Ou seja, é possível usá-lo nos mais variados tipos de pratos e bebidas. Quando você conhecer todas as vantagens de consumo, vai querer incluí-lo em tudo, a gente garante.
Depois de conferir como usar manjericão , sálvia , tomilho , orégano, erva-doce e hortelã na cozinha, veja agora os benefícios da cúrcuma e aprenda a usá-la em receitas saborosas e saudáveis.
Como usar cúrcuma na comida?
No preparo do arroz, de molhos, carnes brancas e até mesmo caldos . O uso mais comum é no arroz, deixando-o na sua cor amarelada característica. Para isso, acrescente o tempero na sua versão em pó quando estiver refogando a cebola e alho no azeite, manteiga ou óleo, por exemplo. O processo ajuda na absorção da cúrcuma pelo corpo e ainda dilui o tempero no prato. Também funciona com refogados.
Além da cúrcuma em pó, também é possível utilizar sua raiz fresca . Ela funciona como o gengibre e pode ser ralada, então experimente seu sabor em sopas, ensopados e assados! Ainda dá para batê-la para usar em sucos e vitaminas, por exemplo. Agora, o sumo da raiz fresca fica excelente em molhos para saladas.
Outra opção é consumir a especiaria em infusão . De acordo com a médica nutróloga, Dra. Marianna Magri, basta colocar uma colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, é só beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.
Benefícios da cúrcuma
“A cúrcuma pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto”, explica a médica. A especiaria ainda conta com vitaminas C e B6, essenciais para o bom funcionamento do cérebro e para a imunidade.
Além disso, também é fonte de ferro , o que ajuda no combate à anemia, assim como de cálcio , ajudando na saúde dos ossos. O tempero também pode auxiliar no equilíbrio do colesterol devido à concentração de manganês .
Segundo o nutricionista Diego Ricardo, a cúrcuma “atua na recuperação muscular pós-treinos, é cardioprotetora, antifúngica, antibacteriana, ajuda a regular a pressão arterial, é diurética e também neuroprotetora”.
Apesar dos inúmeros benefícios, algumas pessoas precisam tomar cuidado com a quantidade. Não é recomendado que gestantes e crianças consumam o tempero, ok? Se você não está incluso nessa categoria, então que tal aproveitar a especiaria em receitas? Experimente!
The post Cúrcuma: veja lista de benefícios do tempero e como usar na comida appeared first on Guia da Cozinha .