Itens que todo vegano precisa experimentar
Leticia Rodrigues
Itens que todo vegano precisa experimentar

O veganismo é um movimento que vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Porém, esse estilo de vida pode ser um pouco intimidador. Mas, calma! O Guia preparou uma lista com alguns itens que todo vegano precisa experimentar. Então, se você já aderiu ao veganismo, agora você pode conhecer alguns itens para incorporar no seu dia a dia. Mas, se você está pensando em aderir, todavia está um pouco confuso, esta lista pode te ajudar a se familiarizar um pouco com os ingredientes encontrados numa dieta vegana e te ajudar a fazer a transição. Desde sementes e especiarias até leites alternativos e óleos, confira alguns itens que todo vegano precisa experimentar!

Veja alguns itens que todo vegano precisa experimentar

Sementes

As sementes são ricas em nutrientes e muito versáteis. Você pode utilizá-las em pratos como saladas ou tostá-las para um petisco diferente.

Semente de abóbora

A semente de abóbora é rica em vitaminas do Complexo B, vitamina E e fibras. Você pode comê-la pura ou acrescentá-la à saladas, bolos e panquecas.

Semente de chia

A semente de chia é uma fonte diferente de proteína e também é rica em cálcio. Além disso, ela ajuda a manter a saciedade. Você pode colocar sementes de chia no seu iogurte, salada ou até mesmo fazer um café da manhã diferente com uma receita de pudim de chia .

Grãos

Os grãos podem ser uma fonte alternativa de proteínas. Além disso, existem diversos tipos de receitas deliciosas que são feitas com eles.

Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma grande fonte de proteínas. Ele também ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e o funcionamento do intestino. Ele é comum na culinária árabe, encontrado no preparo de pratos como falafel e homus. Porém, você pode fazer desde sopas até pratos mais elaborados.

Quinoa

A quinoa é rica em fibras e vitaminas e ajuda no fortalecimento dos músculos, pois possui muitas proteínas. A quinoa também ajuda no fortalecimento ósseo, já que é fonte de cálcio. Você pode preparar um biscoito de quinoa para o lanche da tarde ou consumir no jantar com uma salada refrescante.

Óleos

Existem diversos óleos de origem vegetariana. Um muito versátil é o óleo de coco. Você pode usá-lo em receitas doces e salgadas, preparando bolos, tortas e até saladas. Já o óleo de gergelim é rico em vitaminas, mas não o utilize para cozinhar! Apenas adicione o óleo nos pratos depois de prontos para um gostinho saboroso e diferente.

Molhos e especiarias

Você pode utilizar diferentes tipos de molhos de origem vegana para trazer sabores diferentes e incríveis para as suas receitas. O molho de soja é muito comum na culinária asiática e pode ser usado em diversos pratos para deixá-los ainda mais gostosos.

Leia Também

Já as especiarias são ingredientes fáceis de encontrar que você pode adicionar às suas receitas como um tempero incrível, seja uma clássica canela (que ajuda no sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória) ou até uma pimenta-do-reino (que ajuda no sistema digestivo).

Leites vegetais

Para quem não pode consumir o leite comum, existe uma variedade enorme de leites vegetais. Você pode preparar diversas receitas com os leites vegetais ou consumi-los em seu café matinal. Uma delícia!

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas ajuda a emagrecer, pois possui um baixo teor calórico. Além disso, é rico em gorduras que ajudam o funcionamento cardiovascular.

Leite de aveia

Auxilia o funcionamento do intestino, pois a aveia é rica em fibras.

Agora que conhece alguns itens que todo vegano precisa experimentar, você pode acrescentá-los na sua dieta cotidiana ou provar alguns pratos totalmente veganos. Que tal se aventurar nesse mundo com o curso que o Guia liberou recentemente? O curso, de Introdução à Culinária Vegana , ministrado pelo chef Rodrigo Trovarelli , é bem completo, já que inclui receitas para o café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. Dá água na boca só de pensar! Continue acompanhando o Guia para mais dicas e curiosidades e não deixe de conferir o curso para aprender receitas veganas deliciosas!

The post Itens que todo vegano precisa experimentar appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários