Dia Mundial do Rock: conheça os principais tipos de cerveja e saiba como harmonizá-las
Guia da Cozinha
Dia Mundial do Rock: conheça os principais tipos de cerveja e saiba como harmonizá-las

Reconhecidas por serem uma das combinações mais adequadas aos fins de semana, as cervejas são as “queridinhas” dos brasileiros. Hoje, no Dia Mundial do Rock, que tal ouvir as suas bandas favoritas tomando aquela cervejinha gelada? A bebida pode variar em densidade, aroma, coloração e diversos outros aspectos, como a composição. Para compreender mais sobre as possíveis combinações de cerveja, saiba quais são os tipos de cervejas existentes e com quais pratos você consegue harmonizá-las.

Conheça os diferentes tipos de cervejas para celebrar o Dia Mundial do Rock com o seu favorito

Ale: além de ser uma das três famílias cervejeiras, a Ale reúne todos os estilos produzidos desse tipo de levedura – identificadas pela alta fermentação -, geralmente da espécie Saccharomyces cerevisiae . Uma de suas características principais é a produção de ésteres frutados.

Ésteres: compostos químicos responsáveis pelos variados aromas frutados presentes caracteristicamente nos estilos belgas como Belgian Tripel, Belgian Dubbel e Belgian Dark Strong Ale. Podem remeter a diferentes frutas como banana, damasco, pêssego, banana-passa, figo, ameixas etc.

Lager: sendo uma das famílias de cervejas, as Lagers são também chamadas de cervejas de “baixa fermentação”. Engloba estilos como Bohemian Pilsner, Schwarzbier, Doppelbock, entre outros. Essa cerveja combina com diversos pratos e é uma delícia!

Levedura: também chamada de levedo ou fermento. Termo genérico para as diversas espécies de fungos responsáveis pelo consumo de açúcares fermentáveis, transformando-os em álcool etílico e gás carbônico (dióxido de carbono – CO₂).

Lúpulo: espécie de trepadeira que produz flores empregadas na fabricação de cerveja por serem ricas em uma resina que traz amargor e aroma às cervejas.

Malte: matéria-prima rica em açúcares fermentáveis produzida a partir da germinação e secagem de diferentes grãos, geralmente cevada e trigo.

Session: as cervejas Session são versões de qualquer estilo, mantendo-se as demais características como aromas e gostos, porém com teor alcoólico reduzido. Ou seja, qualquer estilo de cerveja pode se tornar uma Session, como, por exemplo, Session IPA, Session Pilsen ou Session Porter. Inclusive, não confunda Session com Saison – um tipo cerveja de origem belga.

Para conhecer outros termos, clique aqui !

Receitas para harmonizar com as cervejas

A versatilidade da cerveja agrega muito a diversos pratos. Para saber quais são as receitas que fazem sucessos com este tipo de bebida, veja abaixo alguns pratos que farão sucesso entre os amantes da famosa “breja” e saiba quais deles harmonizam com os tipos de cervejas.

Bolinho de peixe com geleia de pimenta

bolinho de peixe com geleia de pimenta

Foto: Guia da Cozinha

Os peixes brancos combinam com cervejas Weiss, que é identificada pelos aromas frutados, ou as belgas Witbiers, conhecidas pelo aroma cítrico. Por isso, aposte em alguma dessas variações para acompanhar os deliciosos bolinhos de peixe.

Hambúrguer rápido

Dia Mundial do Rock

Foto: Guia da Cozinha

Para a personalidade de um hambúrguer, nada melhor do que um cerveja que também imponha aroma e, assim, harmonize com o sabor da carne. Neste caso, invista em uma India Pale Ale, variação que imprime um leve amargor e notas frutadas ao paladar.

Torta de de limão siciliano e frutas vermelhas

Torta de limão siciliano e frutas vermelhas

Foto: Guia da Cozinha

É possível combinar doces com cerveja também! No caso de sobremesas feitas com frutas vermelhas, as Porter’s que possuem notas mais doces, como de chocolate e caramelo, podem fazer jus ao doce.

E aí, quais desses pratos você achou mais interessante para harmonizar com a cerveja e comemorar o Dia Mundial do Rock? Conta para gente no comentário!

LEIA TAMBÉM

The post Dia Mundial do Rock: conheça os principais tipos de cerveja e saiba como harmonizá-las appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!