Guia de Cozinha

Especial de Festa Junina: conheça comidas, doces e bebidas
Raphaela Ribeiro
Especial de Festa Junina: conheça comidas, doces e bebidas

O mês de junho é o mais aguardado pelos brasileiros amantes da Festa Junina . Essa festa típica brasileira surgiu há muitos anos atrás associada ao solstício de verão na Europa e às festividades cristãs do continente. Com o avançar da colonização no Brasil, essas crenças e festividades foram incorporadas à cultura local, o que deu origem ao que chamamos de Festa Junina.

Aqui, os elementos brasileiros como a caracterização caipira e alimentos nativos deram uma nova cara à festividade, reinventando-a por completo. E todo ano nós a comemoramos do jeito que só o brasileiro sabe: pendurando bandeirinhas, pulando fogueira, dançando quadrilha e nos esbaldando em deliciosos doces e pratos típicos.

Aliás, é a comida que rouba a cena por aqui. Afinal, quem resiste aos pratos juninos? Pensando nisso, o Guia da Cozinha separou algumas receitas juninas entre doces, salgados e bebidas para você experimentar o quanto antes. Infelizmente, com a pandemia de Covid-19, as Festas Juninas foram interrompidas. Mas, você ainda pode preparar essas delícias gastronômicas no conforto e segurança da sua casa , respeitando todas as medidas sanitárias e a tradição junina. Confira!

20 receitas deliciosas de doces de Festa Junina para curtir a data

Se tem uma coisa que não pode ficar de fora da Festa Junina são os doces. Afinal, esperamos o ano todo para nos esbaldar neles. Existem inúmeros doces tradicionais que fazem dessa festividade ainda mais especial e deliciosa. Aqui, o Guia da Cozinha ressalta 20 – um mais irresistível que o outro! Tem canjica, arroz doce, curau, queijadinha e outras delícias juninas.

Confira as receitas e o passo a passo aqui.

Receitas de quentão para se aquecer durante o mês de São João

receitas de quentão para a festa junina

Foto: Guia da Cozinha

A Festa Junina acaba coincidindo com a transição para a estação mais fria do ano: o inverno. Essa estação, que começa oficialmente no dia 21 de junho, deu as caras muito antes. E, com isso, veio também a necessidade de prepararmos receitas quentinhas para nos aquecer. Esse é o caso do quentão, a bebida quente marca registrada da Festa Junina. Além da receita tradicional feita com cachaça, frutas e especiarias, existem outras ainda mais deliciosas e especiais.

Confira as receitas e o passo a passo aqui.

Receitas deliciosas de caldo verde prontas em até 1 hora

receitas de caldo verde

Foto: Guia da Cozinha

Assim como o quentão, o caldo verde também é uma das receitas tradicionais feitas especialmente para nos aquecer nos dias frios. Além de ser extremamente saboroso, o caldo verde é muito versátil, permitindo inúmeras receitas diferentes que vão te conquistar pelo estômago.

Confira as receitas e o passo a passo aqui .

Canjica: receitas diferentes e saborosas para experimentar

receitas com canjica

Foto: Guia da Cozinha

Você viu?

A canjica é um dos pratos que tem presença confirmada na Festa Junina de norte a sul do país. Suas receitas doces e salgadas levam qualquer folião à loucura, graças ao sabor único e especial. Pensando nisso, o Guia da Cozinha separou algumas receitas para você experimentar.

Confira as receitas e o passo a passo aqui.

Bolos imperdíveis para o seu arraial junino

bolos para a festa junina

Foto: Shutterstock

Um bolinho sempre cai bem, não é mesmo? Independentemente da época do ano, não tem quem resista a um bolo quentinho recém saído do forno. E na Festa Junina isso não seria diferente. Existem algumas receitas tradicionais preparadas para a festa, como o bolo de milho com curau, o de amendoim com chocolate, o de pamonha, o de mandioca com goiabada e muito mais!

Confira as receitas e o passo a passo aqui .

Receitas diferentes de arroz-doce para a Festa Junina

receitas-diferentes-de-arroz-doce

Foto: Guia da Cozinha

Assim como a canjica, o arroz doce também é convidado vip nessa festa. Mas, se você está cansado da receita tradicional, relaxa que o Guia da Cozinha separou 7 receitas novas, diferentes e surpreendentes para você escolher a sua favorita e se esbaldar.

Confira as receitas e o passo a passo aqui .

10 receitas salgadas que não podem faltar na sua Festa Junina

alt

Foto: Guia da Cozinha

A Festa Junina também é conhecida pelas suas receitas salgadas, apesar dos doces roubarem a cena. Entre os pratos mais tradicionais estão a pamonha, o espetinho, pinhão cozido, pipoca, cuscuz. Essas receitas além de serem gostosas, são fáceis e práticas de fazer, facilitando ainda mais na hora de cozinhar para sobrar tempo e energia para você aproveitar a sua festa.

Confira as receitas mais deliciosas e o seus respectivos modos de preparos aqui .

Agora que você já sabe como preparar o arraial perfeito com as receitas doces e salgadas mais tradicionais e irresistíveis, basta colocar a mão na massa.

The post Especial de Festa Junina: conheça comidas, doces e bebidas appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários