Aprenda a escolher a forma de bolo ideal
Luana Ribeiro
Aprenda a escolher a forma de bolo ideal

Os preparos de bolos e tortas estão entre as atividades que mais fazem sucesso entre os fãs de confeitaria. Afinal, é difícil encontrar alguém que recuse um pedaço de bolo quentinho no café da tarde ! No entanto, existem dicas essenciais para fazer o bolo perfeito e garantir os elogios na cozinha!

Além de dicas simples, como manter todos os ingredientes em temperatura ambiente, bater bem a massa e colocar o fermento por último, por exemplo, é muito importante escolher a forma ideal para cada tipo de bolo.

No dicionário dos confeiteiros de plantão há uma unanimidade: o bolo perfeito é aquele que não sola, que fica fofinho e muito macio. Mas nem todo mundo que se arrisca na cozinha consegue obter esses resultados. Isso porque muita gente não sabe diferenciar as formas de bolo.

Mas, não se preocupe! O Guia da Cozinha separou dicas infalíveis para você identificar as formas corretas para cada preparo e nunca mais ter problemas na hora de assar o bolo. Inclusive, o famoso e comum acidente do bolo que derrama no forno! Incrível, né? Confira!

Conheça os tipos de formas de bolo

Formas de silicone

A forma de silicone conquistou os armários de muita gente, pois são leves, flexíveis e não ocupam muito espaço na hora de guardar. Além de ser colorida e fácil de manusear, permite que o bolo ganhe formatos diferenciados e criativos. O único problema é que por ser de silicone, não é tão resistente. Por isso, para evitar desastres na cozinha, coloque-a junto de uma forma de alumínio e leve ao forno.

O recomendado é usar a forma de silicone para preparar bolos, pudins, pães, muffins e cupcakes. O melhor de tudo é fugir do convencional e usar vários formatos diferentes para garantir um preparo mais bonito. Outro ponto importante é que, em geral, não é preciso untar formas de silicone. Alguns fabricantes recomendam que unte a forma com um pouco de óleo ou manteiga nos primeiros usos e depois pode abandonar o passo.

Formas com furo no meio

alt

Foto: Shutterstock

As formas de alumínio com furo no meio são as mais conhecidas, já que garantem que o bolo asse por completo. Com certeza você já preparou um saboroso bolo caseiro nessa forma, além de ficar macio e fofinho, fica com um visual super fotogênico!

Quanto mais alto for o bolo, maiores as chances de ficar cru no centro. Por isso, quando for preparar receitas em que o bolo cresce bastante ou se você exagerou no fermento, prefira as formas com furo no meio para garantir que o bolo asse por completo.

Formas de teflon

alt

Foto: Shutterstock

Assadeiras antiaderentes são feitas com uma camada fina de material antiaderente e são feitas com o polímero politetrafluoretíleno (PTFE), isso significa que os ingredientes terão uma maior antiaderência. Logo, não é necessário untar a forma com manteiga ou com óleo. Bolos, pães e brownies se soltarão da forma sozinhos.

O único problema é que esse material pode ser riscado ou danificado por colheres, garfos, facas ou espátulas de metal. Então, a dica principal na hora de usar as formas de teflon é não esquecer de usar adereços feitos de silicone a fim de evitar danos.

Formas de alumínio

formas de bolo

Foto: Shutterstock

O alumínio tem o poder de assar a massa por igual e mantê-la aquecida por mais tempo. Além disso, a forma de alumínio é bem resistente à temperatura extrema. Isso significa que dá para levar bolos e tortas ao forno ou freezer sem se preocupar. Se você quer manter o bolo quentinho por mais tempo, aposte nessa forma!

Dica extra: as formas de bolo com mais de 30 centímetros são usadas para fazer bolos de grandes proporções. Então se seu bolo é tradicional e de tamanho comum, escolha uma forma menor.

The post Aprenda a escolher a forma de bolo ideal appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!