Guia de Cozinha

Descubra quais alimentos precisam de higienização
Luana Ribeiro
Descubra quais alimentos precisam de higienização

Se você sempre foi aquela pessoa empenhada com a higienização de alimentos e objetos, isso com certeza aumentou ainda mais depois da pandemia ocasionada pela Covid-19, não é mesmo? Com a propagação do vírus, muitas pessoas começaram a fazer a desinfecção de tudo o que passa por contato humano, inclusive dos alimentos.

Mas será que você está higienizando corretamente os alimentos que compra no supermercado? Há maneiras diferentes de realizar a lavagem de frutas, verduras, oleaginosas e até de carnes. É importante lembrar que é necessário a compra de produtos específicos para essa atividade. Para ajudar você nessa missão, que não é tão trabalhosa quanto parece, o Guia da Cozinha listou algumas dicas essenciais. Confira!

Quais alimentos devem ser lavados?

Antes de sair por aí lavando tudo é importante saber o que exatamente precisa desse cuidado. Alguns alimentos podem perder o seu sabor e a textura caso sejam lavados de forma errada. Então, nada de passar álcool em tudo, hein? Confira quais alimentos precisam ou não de higienização e nunca mais erre!

Ovos

Após realizar as compras no supermercado, tire os ovos da caixa e guarde-os sem lavar! Devido à bactéria ”salmonela” presente no intestino da galinha, é importante ter cuidado com esse alimento ao chegar em casa. A lavagem dos ovos naquele momento pode causar dano à película microscópica que recobre a casca, facilitando a entrada de bactérias.

Recomenda-se que eles sejam armazenados em uma vasilha fechada e somente quando forem retirados da geladeira para o consumo, a higienização deverá ser feita.

Lave com água corrente antes de usar, depois coloque numa solução de água com 10 gotas de hipoclorito e deixe por 20 minutos. Depois basta enxaguar novamente.

Carnes, frangos, peixes e cogumelos

Lavar carnes faz parte de um dos maiores mitos da cozinha. Provavelmente você já fez ou ouviu por aí que o frango deve ser lavado com muita água corrente e vinagre antes de ir para a panela, né? A verdade é que durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos podem se espalhar ao redor da pia.

O assunto é tão sério que fez até algumas universidades dos Estados Unidos lançarem a campanha ”Não lave seu frango”. Segundo microbiologistas, não há nada melhor para eliminar as bactérias presentes nesse alimento do que cozinhá-lo.

Isso também serve para as carnes vermelhas e peixes. Lavá-los não irá diminuir suas bactérias, foque na preparação térmica adequada.

Você viu?

Quantos aos cogumelos, nada de lavá-los com água corrente! O cogumelo adquire água com muita facilidade, o que pode alterar a sua textura e sabor ao lavá-lo. Mas, é importante passar um pano de cozinha levemente umedecido para tirar alguma sujeira presente. Depois é só prepará-los da forma que preferir, tranquilamente!

Verduras, legumes e frutas

Esses alimentos são os que mais necessitam de higienização antes do consumo. Por isso, é importante usar os produtos certos. O hipoclorito de sódio (mais conhecido como cândida ou cloro) é o alvejante mais recomendado para a lavagem.

Você também pode usar detergente, mas esse produto penetra com mais facilidade em determinados tipos de frutas, como a maçã e a pera, por exemplo. Então, se for utilizá-lo, capriche na hora do enxágue para não ter problemas!

As frutas com cascas também precisam de higienização. Pode-se borrifar a solução de hipoclorito de sódio com água, mas apenas quando for consumida, para não escurecer ou estragar a fruta. Não se esqueça de enxaguá-la no fim do processo.

Para a maioria desses alimentos, a solução para a lavagem pode ser feita com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho por alguns minutos e depois enxágue abundantemente com água corrente.

Gostou das nossas dicas? Agora é só colocar em prática e manter a higienização correta. Continue nos acompanhando para mais!

LEIA TAMBÉM

The post Descubra quais alimentos precisam de higienização appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários