Hambúrguer, almôndegas e quibe: Saiba qual carne usar para cada preparo
Flávia Gonçalves
Hambúrguer, almôndegas e quibe: Saiba qual carne usar para cada preparo

Confira os tipos de carne que devem ser usadas para fazer hambúrguer, almôndega, polpetone e quibe!

A carne bovina ainda é a mais consumida no mundo todo e não é novidade o tamanho da versatilidade que ela proporciona no preparo de diversas receitas. O hambúrguer, a almôndega, o polpetone e o quibe são alguns exemplos disso. Agora, você sabe qual tipo de carne usar para cada preparo? Se a resposta é não, veja as dicas que o Guia da Cozinha separou especialmente para você!

Hambúrguer

Hambúrguer caseiro completo

Antes de você conferir qual é o melhor tipo de carne para fazer hambúrguer, é importante saber que não se faz esse lanche com apenas um corte, mas sim com pelo menos três tipos de corte, que ao se misturarem, originam uma excelente textura e sabor.

O blend, essa mistura de cortes da carne bovina, deve possuir cerca de 20% a 25% de gordura. Então, esqueça a ideia de que o necessário para um bom resultado é utilizar as carnes de primeira, pois o que realmente dá suculência ao hambúrguer, é a quantidade certa de gordura e, claro, de como a carne é moída.

Os cortes mais recomendados para fazer um saboroso hambúrguer são: acém, peito e pescoço da parte dianteira e fraldinha, alcatra, patinho e coxão duro da parte traseira do boi. Evite qualquer carne que possui muitos nervos! Moê-la não será suficiente para remover todos os pedacinhos indesejáveis.

Almôndega

Almôndega recheada ao molho de tomate

Para preparar deliciosas almôndegas, diferentemente do hambúrguer, os melhores cortes são os que não apresentam muita gordura. O excesso de gordura pode ocasionar uma má aparência, já que ficam com o aspecto mais esbranquiçado. Além disso, o sabor e a consistência do prato podem ser comprometidos. Por essa razão, você pode usufruir do patinho, que é um dos cortes prediletos para fazer almôndegas, do coxão mole, coxão duro e até mesmo do lagarto.

Polpetone

Polpetone recheado à parmegiana

As receitas de polpetone seguem a mesma linha que as de almôndegas, por isso, utilize apenas carnes sem muita gordura, como a maminha. Isso vale para qualquer receita que será empanada e frita.

Quibe

Quibe frito com coalhada

O quibe não tem uma receita difícil, porém, o grande medo de quem a faz é de não conseguir dar liga à carne moída na hora de fritar ou assar. O corte mais versátil para ser moído é o patinho, visto que é macio e possui menos gordura. Entretanto, caso queira uma opção mais barata, escolha o acém. Dica: para que o quibe fique bem sequinho no final, descarte as carnes moídas misturadas e também as que são vendidas congeladas.

Para além dos tipos de carne: Qual é o momento ideal para temperar?

Algumas pessoas cometem o erro de temperar a carne moída crua. Temperar antes pode desidratar a carne, tirando assim toda a sua suculência. Outro ato bastante comum, mas não recomendado, é misturar os ingredientes na receita, como a cebola, alho, ervas e pimenta. Apesar de não ser errado, usar apenas sal e pimenta-do-reino na hora de grelhar, fritar ou assar, é o que realça o sabor da carne.

Mais uma dica valiosa: você pode adicionar outros ingredientes aos pratos para deixar a carne ainda mais saborosa. Que tal preparar uma apetitosa carne recheada e surpreender no almoço ou no jantar? Aposte em recheios que vão deixar o hambúrguer, a almôndega, o polpetone e o quibe suculentos, como o queijo e o bacon. Use e abuse da criatividade!

The post Hambúrguer, almôndegas e quibe: Saiba qual carne usar para cada preparo appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!