Guia de Cozinha

Nove restaurantes, bares e confeitarias comandados por mulheres em São Paulo
Raphaela Ribeiro
Nove restaurantes, bares e confeitarias comandados por mulheres em São Paulo

Na gastronomia e em qualquer área que elas quiserem! Conheça estabelecimentos incríveis comandados por mulheres na cidade de São Paulo.

Apesar de a cozinha ser relegada à mulher em casa, quando se trata de ocupar o mercado de trabalho e de ter reconhecimento, é o homem que recebe mais destaque. Mesmo que a passos lentos, a situação está mudando e hoje existem muitas mulheres à frente de restaurantes , bares e confeitarias, das mais singelas às mais famosas e renomadas, nas áreas centrais e periféricas de São Paulo. E para homenageá-las neste Dia Internacional da Mulher, O Guia da Cozinha selecionou nove espaços comandados por mulheres para você conhecer quando a pandemia de coronavírus passar. Confira!

Espaços comandados por mulheres em São Paulo

Bar DAS

alt
alt

  • Endereço: Rua Fortunato, 133, Santa Cecília
  • Funcionamento: Quintas e sextas das 18h às 22h, aos sábados das 17h às 22h e aos domingos, das 17h às 22h

Feito por e para elas, o Bar DAS , comandado pelas sócias Raquel Braga e Nina Veloso, é um ambiente onde todas as mulheres podem se divertir de forma segura e acolhedora. O DAS conta com um cardápio voltado, principalmente, à comida vegana e vegetariana e tem drinques deliciosos criados por bartenders femininas de vários lugares do mundo.

Bar da Dona Onça

alt
alt

  • Endereço: Av. Ipiranga, 200, Centro
  • Funcionamento: Segunda a quarta das 12h às 23h30, quinta à sábado das 12h às 00h30 e domingo das 12h às 17h

Funcionando há 10 anos no icônico Edifício Copan, o Bar da Dona Onça é famoso pelas bebidas e pratos saborosos da chef Janaína Rueda, que mistura ingredientes de cada canto do Brasil. À frente do bar e restaurante, Janaína foi premiada como ícone 2020 da Latin America’s 50 Best Restaurants, promovida pela revista britânica “Restaurant”.

Eugênia Café Bar

alt
alt

  • Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 953 – Pinheiros
  • Funcionamento: Quinta das 19h às 22h, sexta das 18h às 22h e sábado das 16h às 22h

Criado pela produtora editorial Viviane Ka, o Eugênia Café Bar é um espaço que oferece drinques autorais e clássicos, e cafés especiais com diferentes métodos de preparo. Pensado como um lugar de encontro, troca e expressão feminina, o Eugênia tem uma equipe formada 100% por mulheres, além de ser um local cultural com apresentações e exposições.

Bistrô e Café Mãos de Maria

alt
alt

  • Endereço: Rua Ernest Renan, 1.366, Paraisópolis
  • Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 12h às 14h30

Criado em 2017 por Juliana da Costa e Elizandra Cerqueira, o Bistrô & Café Mãos de Maria , localizado na segunda maior favela de São Paulo, Paraisópolis, oferece comida caseira e gostosa feita com ingredientes de uma horta própria. Além disso, o Mãos de Maria luta ativamente contra à violência contra à mulher, promovendo o empoderamento e a emancipação das mulheres da comunidade através de cursos e inserção no mercado de trabalho.

Restaurante da Marlene

alt
alt

Você viu?

  • Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 6455 , Parelheiros
  • Funcionamento: S egunda à sábado, das 11h30 às 15h30

Especializado em comida brasileira, o Restaurante da Marlene – localizado em Parelheiros, extremo sul de São Paulo – traz ingredientes fornecidos pelos produtores da região, além do uso do cambuci e outros frutos nativos da Mata Atlântica, em seus pratos. Aberto pela primeira em 1989, o restaurante é gerido há anos pela Dona Marlene e pelos filhos.

Arturito

alt
alt

  • Endereço: R ua Artur de Azevedo, 542, Pinheiros
  • Funcionamento: Almoço de terça a sexta-feira das 12h às 15h, sábado e domingo das 12h às 17h; Jantar de terça à sábado das 19h às 22h

Comandado pela chef Paola Carossela, conhecida como jurada do reality show MasterChef, o restaurante Arturito trabalha com um cardápio sustentável e natural à base de ingredientes orgânicos.

Maní

alt
alt

  • Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano
  • Funcionamento: Terça a sexta-feira das 12h às 16h e das 18h30 às 20h, sábado das 12h às 20h e domingo das 12h às 16h30

Premiada como melhor chef mulher do mundo pela Veuve Clicquot, Helena Rizzo é quem comanda o Maní , um dos 50 melhores restaurantes de todos os tempos. O restaurante trabalha com” comida brasileira, autoral, orgânica e contemporânea”.

Condimento

alt
alt

  • Endereço: Rua Itapura, 1400, Tatuapé
  • Funcionamento: Terça e quarta0feira das 12h às 18h, quinta à sábado das 12h às 20h e domingo das 10h às 15h30

Localizado no Tatuapé, o café e bistrô Condimento leva o estilo francês da decoração delicada aos doces divinos e sofisticados. À frente do Condimento está Carol Doher, formada em marketing e apaixonada por confeitaria. Nos momentos livres, Doher se dedicou a diversos cursos de culinária, até abrir em 2011 o seu próprio negócio.

Carole Crema

alt
alt

  • Endereço: R. da Consolação, 3161 – Jardins
  • Funcionamento: Segunda à sábado das 11h às 19h e domingo das 11h às 17h

Carole Crema, da doceria que leva seu nome, tem 25 anos de confeitaria. Seu trabalho já foi reconhecido com o prêmio de Chef Pâtissier do Ano em 2011 e 2016 pela revista Prazeres da Mesa. É jurada no programa “Que Seja Doce” do canal GNT. Além da doceria física localizada nos Jardins, Carole Crema também tem delivery de doces e uma loja on-line.

Gostou da nossa lista de estabelecimentos comandados por mulheres em São Paulo? Comente os seus lugares preferidos!

The post Nove restaurantes, bares e confeitarias comandados por mulheres em São Paulo appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários