Guia de Cozinha

Você sabe limpar os alimentos? Aprenda a higienizar frutas e legumes
Guia da Cozinha
Você sabe limpar os alimentos? Aprenda a higienizar frutas e legumes

Uma  alimentação saudável  deve englobar muitas  frutas , legumes e  verduras . Mas, além dos  nutrientes , esses alimentos também contêm muitos agrotóxicos. E, para diminuir a incidência desse veneno durante o consumo, é preciso saber  como higienizar frutas e legumes  corretamente.

Por isso, confira as dicas que o Guia da Cozinha trouxe e aprenda a higienizá-los adequadamente!

Como higienizar frutas e legumes?

É importante ressaltar que alimentos devem ser  higienizados  antes de serem guardados para não contaminar todos os outros que estão na  geladeira . Além disso, cada tipo de alimento precisa ser limpo de uma forma  específica .

higienizar frutas e legumes

1) Verduras e hortaliças:  comece lavando as  folhas  em água corrente, passando as pontas dos dedos por toda a superfície para tirar a  sujeira  mais grossa, como terra e larvas. Depois, retire as partes escuras e pedaços machucados. A seguir, deixe-as de molho em uma solução  desinfetante  por cerca de 30 minutos. Retire, lave novamente em água corrente, deixe secar e guarde em  potes  bem fechados.

2) Legumes:  muitos  legumes  são consumidos com a  casca , portanto não adianta só passar em água corrente, é preciso  esfregá-los  com uma bucha para retirar melhor as impurezas. Depois, coloque-os de molho por 30 minutos na solução, passe em água corrente novamente, seque e guarde na  geladeira . Legumes que geralmente são consumidos cozidos, como  brócolis  e  couve-flor , devem ter as  partes escuras  removidas e serem lavados cuidadosamente também no meio dos buquês.

higienizar frutas e legumes

3) Frutas:  o modo de desinfetar é o mesmo dos  legumes , já que algumas frutas também são consumidas com  casca , como maçã,  pera , morango e  uvas . As últimas pedem uma atenção especial: devem ser lavadas uma a uma e inspecionadas  no meio dos galhos para ver se há bichinhos. Coloque-as de molho por 30 minutos, passe por água corrente novamente, seque e guarde.

Você viu?

Aprenda a fazer uma solução caseira para limpar alimentos

Com vinagre:  misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 litro de água. Essa solução ajuda a soltar as  larvas  dos alimentos, sem matá-los.

Com água sanitária:  é uma solução potente, basta 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. A eliminação de larvas e bactérias ocorre em 15 minutos  com essa solução.

Com hipoclorito de sódio: é uma substância desinfetante, que compõe diversos produtos próprios para desinfetar  alimentos  e purificar a água. Está disponível em supermercados e bastam 2 gotas para cada litro de água.

Gostou de nossas dicas e truques? Continue acompanhando o Guia da Cozinha para mais!

Texto: Julia Prado Edição: Flávia Gonçalves

LEIA TAMBÉM:

The post Você sabe limpar os alimentos? Aprenda a higienizar frutas e legumes appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!