Guia de Cozinha

Foccacia: veja dicas para obter o resultado perfeito
Mayara Rozario
Foccacia: veja dicas para obter o resultado perfeito

Aprenda a fazer foccacia, esse pão italiano rústico que vai conquistar a todos!

A Focaccia é um pão de origem italiana com formato achatado, semelhante a uma torrada. Geralmente ela é coberta com sal grosso, azeite e alecrim, mas é possível servi-la e incrementá-la com diferentes condimentos. Tomate e parmesão são exemplos disso e fica uma delícia!

Pensando em te ajudar a colocar a mão na massa, o Guia da Cozinha listou três dicas para preparar essa massa perfeita e uma receita tradicional de foccacia de alecrim e sal grosso para você se deliciar aí na sua casa! Confira!

Três dicas para fazer uma foccacia perfeita

Atenção ao preparo da massa

Ao fazer a sua foccacia é necessário escolher como você irá preparar a massa, ou seja, se ela será sovada ou não. Se você não está com muito tempo, trabalhar na massa é a melhor opção, e para fazer isso, conte com o auxilio de uma colher e use-a o máximo que puder. Depois, despeje um pouco de farinha em suas mãos e vá esticando a massa, até sentir que ela ficou elástica. Criar essa textura é importante, pois assim, a massa conseguirá segurar todo o ar e ficará fofinha e esponjosa.

Tempo de descanso

Agora, se você não quer sovar, o indicado é que deixe a massa descansar na geladeira por 12 horas, para que assim, o processo de fermentação seja concluído. Caso queira deixar mais tempo, pode! O importante é que a massa não passe de 36 horas na geladeira para que não colapse e não tenha a potencia necessária para crescer quando for ao forno.

Não tenha medo de ousar

É isso mesmo que você leu, não tenha medo de criar as combinações de sua preferência. A foccacia tradicional é feita com sal marinho, azeite e alecrim, mas é possível criar versões deliciosas e inusitadas. Algumas opções são:

Você viu?

  • Manjericão, azeitonas e parmesão;
  • Abobrinha com ervas finas;
  • Frango com requeijão;
  • Cebola caramelizada com queijo
  • Tomate e molho pesto.

Quer começar a praticar? Então confira essa receita tradicional de foccacia!

Foccacia de alecrim e sal grosso

Tempo: 50min (+45min de descanso)
Rendimento: 1

Ingredientes da foccacia de alecrim e sal grosso

  • 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de sal
  • Azeite para untar e regar
  • Ramos de alecrim e sal grosso para polvilhar
  • Grãos de pimenta para decorar

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture o açúcar, o fermento, a água e 2 colheres (sopa) da farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos. Junte o azeite, o sal e mexa até homogeneizar. Coloque a farinha restante, aos poucos, até obter uma massa levemente pegajosa. Cubra e deixe descansar por mais 20 minutos ou até dobrar de volume.

Unte uma fôrma retangular média com azeite e distribua a massa no fundo da fôrma. Deixe descansar novamente por 15 minutos. Faça furinhos utilizando a ponta dos dedos, espete um ramo de alecrim em cada cavidade, polvilhe com sal grosso e regue com azeite. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire do forno, espere esfriar e, se desejar, venda decorado com grãos de pimenta.

The post Foccacia: veja dicas para obter o resultado perfeito appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!