Guia de Cozinha

undefined
Guia da Cozinha
Horta caseira: aprenda como montar a sua

Aprenda a montar uma horta caseira e garanta hortaliças fresquinhas todo dia!

Hoje em dia, há uma maior preocupação com o consumo de  alimentos saudáveis e frescos , e por isso, muitas pessoas não medem esforços para adquirir esse tipo de produto, mesmo que tenham que arcar com preços elevados. Porém, o que muita gente não sabe é que dá para ter hortaliças frescas em casa, sem precisar comprá-las toda semana. Basta fazer uma horta caseira !

Cultivar uma horta em casa é uma boa opção para quem deseja se livrar dos agrotóxicos. Mais do que economia no orçamento, a atividade pode ser terapêutica e um momento de integração familiar, como exemplifica o técnico agrícola Adejar Marinho: “As crianças podem auxiliar e, assim, adquirir desde novas o hábito saudável de comer hortaliças. É uma questão de qualidade de vida aliada à satisfação de ver uma sementinha germinar até chegar ao ponto de ser consumida por toda família”.

Pouco espaço não é desculpa

Não importa se o quintal é pequeno ou se você mora em apartamento, as hortaliças podem ser cultivadas em varandas, quintal ou corredor , desde que bata sol no local por pelo menos 5 horas, que é o mínimo que elas precisam.

Outra dica é que o lugar precisa ter também proteção contra ventos fortes e frios . Os recipientes para o cultivo podem ser desde o jardim, garrafa pet, balde ou vasos. Sempre lembrando que eles devem ter furos embaixo e uma profundidade maior que 10 centímetros para que as raízes das plantas cresçam sem dificuldade.

Confira algumas dicas para começar sua horta caseira!

1. Casa ou apartamento

O cultivo de uma horta caseira pode ser feito em um jardim ou em vasos, caso não tenha espaço. O ideal é que os vasos sejam colocados em um local com meia-sombra e que nunca fiquem totalmente expostos ao sol nos horários mais quentes. “Além disso, é importante checar qual a área de cultivo disponível e procurar hortaliças que se adaptam ao espaço reservado”, acrescenta Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil.

2. Plantas indicadas

Os tipos de hortaliças mais comuns são agrião, couve, alface, abobrinha, chicória, rúcula, cenoura, tomate e mandioca. “Em vasos, pode-se cultivar plantas aromáticas como cebolinha, salsinha, hortelã, pimenta e manjericão”, sugere o especialista.

3. Inimigos dos vasos

Conheca 8 formas de acabar com ervas daninhas em seu jardim.

As maiores ameaças às hortas são insetos, plantas daninhas e doenças. “Os insetos devem ser controlados apenas quando estão prejudicando a planta ou quando representam risco às pessoas ou animais, como aranhas e escorpiões”, justifica. Por outro lado, as plantas indesejadas roubam nutrientes e fazem sombra, prejudicando as hortaliças. Portanto, devem ser arrancadas manualmente.

4. A dubo caseiro

Faça um buraco na terra e jogue restos de folhas, cascas de frutas e ovos, etc. Tampe com terra e jogue água duas vezes por semana. Para verificar se o adubo está pronto para ser usado, insira uma chapa estreita de metal até o fundo e deixe por cerca de 10 minutos. Se ao retirar, o metal ele estiver frio, o adubo pode ser usado na horta.

Consultoria: Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil; Adejar Marinho, técnico agrícola.

LEIA TAMBÉM

The post Horta caseira: aprenda como montar a sua appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

      Mostrar mais