Guia de Cozinha

Suflê perfeito: 4 dicas para acertar no preparo
Gabriela Giacomini
Suflê perfeito: 4 dicas para acertar no preparo


Seja como prato principal ou uma sobremesa sofisticada, o suflê é sempre uma boa pedida. Sua versatilidade permite as mais diversas combinações de ingredientes que sempre agradam à mesa. Mas o prato francês pode ser um verdadeiro desafio até para aqueles que já possuem uma certa experiência na cozinha. A massa é extremamente delicada e uma abertura de forno no momento errado pode arruinar toda a receita em segundos.

Pensando em como te ajudar a preparar esse clássico da gastronomia francesa com maestria, o Guia da Cozinha reuniu algumas dicas de como fazer suflê e obter um resultado impecável!

Claras em neve

O suflê é uma massa aerada e leve, logo, o principal ingrediente para garantir essas características são as claras em neve. Mas, muita atenção quanto ao ponto correto: elas devem estar firmes, mas com pequenas bolinhas de ar. Se estiverem firmes demais, o suflê pode não crescer no forno. Para ajudar nesse processo, uma pitada de sal ajuda a estabilizar as claras para que o ar não escape tão facilmente.

Você viu?

Incorporando ingredientes

Um das principais dicas de como fazer suflê é aprender a incorporar ingredientes da maneira certa. Para acrescentar as claras aos demais ingredientes, faça de maneira gradual, bem sutilmente. É aconselhável colocar metade e, depois, o restante. Faça movimentos circulares de cima para baixo. Isso garante que as bolhas de ar não se rompam. Com as gemas repita o processo e tente colocar uma por vez até que estejam bem incorporadas à massa.

O recipiente

Geralmente, o recipiente mais adequado para fazer suflê são os chamados ramequins . No português claro, nada mais é que aqueles potes de porcelana. Mas, caso você não possua um desses em casa, qualquer refratário que aguente altas temperaturas no forno está valendo! Outra dica é que quanto menor o recipiente, mais o suflê crescerá e ficará bonito.

Temperatura

Por último, mas não menos importante, temos a temperatura ideal para assar o suflê. Pré-aqueça o forno em uma temperatura de 250°C e coloque para assar por cerca de 15 à 20 minutos e não abra o forno antes disso. Para que o suflê ganhe aquela casquinha dourada, aposte em queijo ralado por cima ou açúcar, caso a receita seja doce. Além disso, certifique-se de preencher cerca de 2/3 do recipiente, para evitar que transborde, afinal, ninguém quer que algo dê errado justo no forno, né?

Seguindo essas dicas de como fazer suflê, o resultado vai ficar incrível! Gostou da nossa matéria? Então, teste e compartilhe o resultado com a gente!

The post Suflê perfeito: 4 dicas para acertar no preparo appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!